A COMPREENSÃO LEITORA E O PROCESSO INFERENCIAL EM TURMAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Francisco Jailson Dantas de Oliveira Colégio Maria Montessori – Maceió
  • Maria Inez Matoso Silveira Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas -UFAL

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Aspectos sociocognitivos da leitura, Testes de avaliação de leitura, Processo inferencial na leitura.

Resumo

Os baixos níveis de compreensão leitora entre estudantes da escola básica no Brasil, principalmente em Alagoas, tão divulgados pelos meios de comunicação, demandam
da academia pesquisas que se ocupem do problema. Diante disso, este trabalho, situado na área de Leitura e Cognição, objetivou verificar a compreensão de textos e o uso do processo inferencial entre estudantes do nono ano do ensino fundamental, em três escolas públicas e três escolas particulares de Maceió-AL, durante o 2º semestre de 2012. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa, com aporte
quantitativo, fundamentada na abordagem cognitiva da leitura, que considera a importância do conhecimento prévio como essencial para o processo inferencial e, consequentemente, para a compreensão da leitura. Os instrumentos de pesquisa
utilizados foram um questionário perfil do estudante, um teste de compreensão com questões de múltipla escolha, um questionário pós-teste e um teste cloze. Após a análise
dos dados, concluímos que, dos 67 estudantes colaboradores das escolas públicas, 56 (83%) apresentaram déficit na compreensão leitora; por sua vez, dos 111 estudantes
colaboradores  das  escolas  particulares,  38  (34%)  apresentaram  tal  deficiência, principalmente em questões que demandavam ativação do conhecimento prévio para consolidar as estratégias inferenciais, essenciais à leitura fluente e produtiva.

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Biografia do Autor

Francisco Jailson Dantas de Oliveira, Colégio Maria Montessori – Maceió

Mestre em Educação com ênfase na área de leitura e cognição pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Professor de Língua Portuguesa/Leitura e Produção Textual do Colégio Maria
Montessori – Maceió. Professor Substituto de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus I – Arapiraca. Membro do Grupo de Estudos do Texto e da Leitura (GETEL) - Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq).

Maria Inez Matoso Silveira, Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas -UFAL

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Programa de Pós-Graduação em Letras, 2002. Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos do Texto e da Leitura (GETEL) – Perspectivas Interdisciplinares  (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq). Coordenadora de
Projeto do Programa Observatório da Educação.

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Como Citar

OLIVEIRA, F. J. D. de; SILVEIRA, M. I. M. A COMPREENSÃO LEITORA E O PROCESSO INFERENCIAL EM TURMAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/826. Acesso em: 21 nov. 2024.