O IMPACTO DO BI/MULTILINGUISMO SOBRE O POTENCIALCRIATIVO EM SALA DE AULA – UMA ABORDAGEM VIA TEORIADOS SISTEMAS DINÂMICOS

Autores

  • Márcia Cristina Zimmer Centro Universitário Ritter dos Reis UNIRITTER.
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Bi/multilinguismo, Controle executivo, Potencial criativo, Ensino

Resumo

Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao
controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que se reflita sobre o papel da escola, bem como os desafios enfrentados pelo educador frente à tarefa de construção colaborativa de conhecimento.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Zimmer, Centro Universitário Ritter dos Reis UNIRITTER.

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Adjunta I - Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER). Membro do Grupo de
Pesquisa Dinâmica Fônica (DINAFON).

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Como Citar

ZIMMER, M. C.; ALVES, U. K. O IMPACTO DO BI/MULTILINGUISMO SOBRE O POTENCIALCRIATIVO EM SALA DE AULA – UMA ABORDAGEM VIA TEORIADOS SISTEMAS DINÂMICOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/825. Acesso em: 21 nov. 2024.