A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas

Autores

  • Cristiane Regina Dourado Vasconcelos Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores - NUGEF/UNEB https://orcid.org/0000-0003-4258-7375
  • Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araujo Gestora escolar da Secretaria Municipal de Educação de Salvador-Bahia-Brasil; Membro do Grupo de pesquisa FECOM – Formação do Educador, Comunicação e Memória/UNEB. https://orcid.org/000-0002-8046-3018
  • Ione Oliveira Jatobá Leal Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p250-269

Palavras-chave:

Educação. Projeto Escola sem Partido. Percepção. Cotidiano Escolar.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a percepção de professores de escolas das redes públicas e privadas de Salvador/BA, acerca do Projeto Escola sem Partido, bem como as possíveis implicações deste projeto para os movimentos de participação social e de liberdade de expressão do processo democrático brasileiro. Nesta perspectiva, a abordagem investigativa adotada foi o estudo de caso, na perspectiva de entender a questão relativa à percepção do referido projeto e de suas implicações para o cotidiano escolar. Para a coleta de dados e validação da pesquisa utilizou-se de fontes múltiplas de evidências, revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários. Com base na análise de dados inferimos que a maioria dos professores percebe o projeto como uma ameaça ao processo democrático, já que, limita o diálogo, cerceia a liberdade de expressão e lança dúvidas sobre o direito à diversidade.

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Biografia do Autor

Cristiane Regina Dourado Vasconcelos, Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores - NUGEF/UNEB

Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação pelo progrma de mestrado profissional GESTEC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores - NUGEF/UNEB

Professora da Educação Básica da Prefeitura municipal de Salvador/BA.

Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira Araujo, Gestora escolar da Secretaria Municipal de Educação de Salvador-Bahia-Brasil; Membro do Grupo de pesquisa FECOM – Formação do Educador, Comunicação e Memória/UNEB.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB; Gestora escolar da Secretaria Municipal de Educação de Salvador-Bahia-Brasil; Membro do Grupo de pesquisa FECOM – Formação do Educador, Comunicação e Memória/UNEB. E mail:akeiroz@gmail.com

Ione Oliveira Jatobá Leal, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB; Professora da UNEB, campus Jacobina; Membro do Grupo de pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores - NUGEF/UNEB

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

VASCONCELOS, C. R. D.; ARAUJO, J. A. Q. de C.; LEAL, I. O. J. A visão de professores sobre o projeto escola sem partido: conceitos, tensões e práticas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 250–269, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p250-269. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8132. Acesso em: 19 mar. 2024.