O cenário da formação de professores dos anos iniciais
o caso da cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258Palavras-chave:
Formação de Professores, Profissionalização docente, Anos iniciaisResumo
Este trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a influência na profissionalização docente. Os dados são produzidos a partir do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: Os professores dos anos iniciais em atuação; O curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; O curso normal: presente! Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professores
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Atualizado em 15/07/2017