MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA

Autores

  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Vanessa Weber Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).
  • Zelmielen Adornes de Souza Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221

Palavras-chave:

Educação musical, Pedagogia, Unidocência, Formação de professores

Resumo

O tema da educação musical na formação de professores não especialistas em Música, sobretudo em cursos de Pedagogia, associado aos modos de ação profissional unidocente, tem sido objeto de investigações de pesquisadores das áreas da Música e Educação, tanto no contexto nacional quanto internacional. Considera-se que a natureza do trabalho do professor que atua nos primeiros anos de escolarização é construída pela unidocência, a qual é complexa e agrega diferentes áreas para a potencialização do desenvolvimento dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir a unidocência e apresentar algumas compreensões com relação à formação e às práticas docentes desses professores. Para tanto, fazemos uma revisão de pesquisas que versam sobre a formação musical nos cursos de Pedagogia e, posteriormente, apresentamos parte de uma pesquisa, com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre seus modos de ser unidocente e a presença da Música em suas práticas docentes. Os resultados indicam que a educação musical está presente, com diferentes potencialidades, mas também limitações, na formação e nas práticas educativas de unidocentes. Assim, compreendemos a importância do estudo e aprofundamento das investigações, pensando na formação musical nos cursos de Pedagogia e na prática pedagógica do professor unidocente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHMAD, Laila Azize Souto. Música no ensino fundamental: a Lei nº 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria. 2011. 336 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2011.

ALTER, Frances; HAYS, Terrance; O'HARA, Rebecca. Creative Arts teaching and practice: critical reflections of primary school teachers in Australia. International Journal os Education & the Arts, v. 10, n. 9, p. 1-21, mar. 2009.

AQUINO, Thaís Lobosque. A música na formação inicial do pedagogo: embates e contradições em cursos regulares de Pedagogia da região Centro-Oeste. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 2007.

ARAÚJO, Gabriela da Rós de. Formação continuada em música: reconstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais com professoras unidocentes. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2012.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor. 2000. 423 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, 2000.

______ . Escola-Licenciatura em música-pedagogia: compartilhando espaços e saberes na formação inicial de professore. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, n. 7, p. 41-49, 2002.

______. As necessidades formativas em educação musical: um estudo na formação inicial da Pedagogia UFSM. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10., 2007, Blumenau. Anais... Blumenau: ABEM, 2007. v. 1. p. 1-8.

_____. Educação Musical e necessidades formativas: o que dizem os professores unidocentes? In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 17., 2008, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ABEM, 2008. v. 1. p. 1-7.

______. Educação básica, professores unidocentes e música: pensamentos em tríade. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas (Org.). Educação Musical e Pedagogia: pesquisas, escutas e ações. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014a. p. 47-68.

______. Professores e educação musical na escola: modos de ser unidocente e pensar a música na escolarização dos anos iniciais do ensino fundamental. Relatório de Projeto de Pesquisa, MCTI/CNPQ/MEC/CAPES n. 22/2014b.

______. Educação musical e formação acadêmico-profissional na Pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. Relatório de Pesquisa CNPQ/PQ, 2015.

______. Por que pensar a educação musical na formação de professores não especialistas em música? – a unidocência em foco. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 17., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: ABEM, 2016.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão... Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na Educação Básica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 36-45, 2009.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Educação Musical na formação inicial e continuada de professores: projetos compartilhados do Laboratório de Educação Musical - LEM - UFSM/RS. Cadernos de Educação (UFPel), Pelotas, RS, v. 37, p. 217-272, 2010.

______. FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. In: ______. (Org.). Educação Musical e Pedagogia: pesquisas, escutas e ações. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014. p. 11-22.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; SOUZA, Zelmielen Adornes de Souza. Professor de referência e unidocência: pensando modos de ser na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 13-35. No prelo.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2017.

______. Presidência da República. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Acesso em: 15 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2017.

______. Presidência da República. Lei nº 12.287, de 13 de julho de 2010. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no tocante ao ensino da arte. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12287.htm>. Acesso em: 15 jan. 2017.

______. Presidência da República. Lei nº 13.278, de 02 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF, 2016a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm>. Acesso em: 15 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Brasília, DF, 2016b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=40721-rceb002-16-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 jan. 2017.

BRZEZINSKI, Iria. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n. 105, p. 1139-1166, set./dez. 2008.

CORREA, Aruna Noal. “Programa LEM: tocar e cantar”: um estudo acerca de sua inserção no processo músico-formativo de unidocentes da Pedagogia/UFSM. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2008.

DALLABRIDA, Iara Cadore. Sentidos da Educação Musical na formação acadêmico-profissional de pedagogos. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2015.

DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini. Et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A preparação musical de professores generalistas no Brasil. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 55-61, set. 2004.

FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos. A formação musical de professores em cursos de Pedagogia: um estudo das universidades públicas do RS. 2009. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2009.

GARVIS, Susanne; PENDERGAST, Donna. Middle years teachers’ past experiences of the arts: Implications for teacher education. Australian Journal of Music Education, n. 2, p. 28-40, 2010a.

______. Supporting novice teachers of the arts. International Journal of Education & the Arts, v. 11, n. 8, p. 1-22, 2010b.

GIFFORD, Edward. The musical training of primary teachers: old problems, new insights and possible solutions. British Journal of Music Education, v. 10, n. 1, p. 33-46, 1993.

KATER, Carlos. Por que a música na escola? Algumas reflexões. In: JORDÃO, Gisele. Et al. (Org.). A Música na escola. São Paulo: Allucci & Associados e Comunicações, 2012. p. 42-45.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUUFSCar, 2002.

OESTERREICH, Frankiele. A história da disciplina de Música no curso de Pedagogia da UFSM (1984-2008). 2010. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2010.

PACHECO, Eduardo Guedes. Educação musical na educação infantil: uma investigação-ação na formação e nas práticas das professoras. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2005.

______. Outras escutas e fazeres musicais na Pedagogia. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas (Org.). Educação Musical e Pedagogia: pesquisas, escutas e ações. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014. p. 69-88.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUZA, Zelmielen Adornes de. A formação de professores em cursos de Pedagogia vinculados à Universidade Aberta do Brasil: unidocência e música. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 193-215. No prelo.

SPANAVELLO, Caroline Silveira. A educação musical nas práticas de professores unidocentes: um estudo com egressos da UFSM. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2005.

STORGATTO, Sabrina Silveira Spanavello. Educação infantil e educação musical: um estudo com pedagogas. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2011.

TERAHATA, Adriana Miritello. Música na escola: uma experiência de (com) fiar. In: JORDÃO, Gisele. Et al. (Org.). A Música na Escola. São Paulo: Allucci & Associados e Comunicações, 2012. p. 11-13.

WELCH, Ann. The self-efficacy of primary teachers in art education. Issues in Educational Research, v. 5, n. 1, p. 71-84, 1995.

WERLE, Kelly. A música no estágio supervisionado da Pedagogia: uma pesquisa com estagiárias da UFSM. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, 2010.

Publicado

2019-11-12

Como Citar

BELLOCHIO, C. R.; WEBER, V.; SOUZA, Z. A. de. MÚSICA E UNIDOCÊNCIA: PENSANDO A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE REFERÊNCIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 205–221, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7584. Acesso em: 18 nov. 2024.