O PROJETO “A MÚSICA DA GENTE”: ENTREVISTA COM CARLOS KATER

Autores

  • Regina Marcia Simão Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Carlos Kater Universidade de São Paulo (ECA/USP).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p151-166

Palavras-chave:

Educação musical, Composição coletiva infantil, Música e formação humana, Papel do educador

Resumo

Entrevista inédita com Carlos Kater feita por Regina Marcia S. Santos, abordando as características do projeto “A Música da Gente”. São apresentadas aqui informações básicas sobre esse projeto original de criação instrumental coletiva, realizado em escolas públicas da periferia de São Bernardo, pelo qual já passaram mais de 900 crianças (faixa etária de 8 a 11 anos). Vários estudiosos comentaram “A Música da Gente”, mas nessa entrevista o seu criador e diretor faz referência particular a alguns dos conceitos, definições e princípios fundamentais que sustentam a proposta do ponto de vista do engajamento dos educadores musicais, face a uma formação humana mais ampla, incluindo, sem exceção, todos os envolvidos na relação de aprendizagem. Estamos aqui diante de um contraponto entre entrevistado e entrevistadora, focado num tema e projeto de alta relevância, do qual emergem reflexões originais valiosas para os profissionais da educação que atuam hoje na formação musical de crianças nas diferentes cidades do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A MÚSICA DA GENTE. Criação coletiva dos alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Arlindo Miguel Teixeira. 2013. Disponível no Facebook do projeto: <https://www.facebook.com/amusicadagente>.

AZEVEDO, Fernando A. Sobre Augusto Rodrigues e o movimento Escolinhas de Arte. In: Programa Arte Sem Barreiras – Educaçãoarteinclusão – Caderno de textos. Rio de Janeiro, RJ: FUNARTE, 2006. p. 21-25.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Acesso em: 20 out. 2010.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 13.278, de 02 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm>. Acesso em: 15 mar. 2017.

CORAZZA, Sandra. Artistagens – filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Que é a Filosofia? 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da Educação Musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 10, p. 43-51, 2004.

______. “Por que música na escola?”: algumas reflexões. In: JORDÃO, Gisele. Et al. (Coord.). A música na escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações/MinC/3D3, 2012. p. 42-45.

KOELLREUTTER, Hans-Joachim. O espírito criador e o ensino pré-figurativo. In: KATER, Carlos (Org.). Cadernos de Estudo: Educação Musical, n° 6. São Paulo: Atravez, 1997a. p. 53-59.

______. O ensino da música num mundo modificado. In: KATER, Carlos (Org.). Cadernos de Estudo: Educação Musical, n° 6. São Paulo: Atravez, 1997b. p. 33-44.

______. Educação musical no terceiro mundo: função, problemas e possibilidades. In: KATER, Carlos (Org.). Cadernos de Estudo: Educação Musical, n° 1. São Paulo: Atravez, 1990. p. 1-8.

LUCKESI, Cipriano. Ludopedagogia: partilhando uma experiência e uma proposta. In. LUCKESI, Cipriano. (Org.). Ludopedagogia Ensaios 01: educação e ludicidade. Salvador: UFBA/FACED/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2000. p. 119-131.

NÓVOA, Antonio. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. In: PEREIRA, Maria Zuleide. Et al (Org.). Currículo e contemporaneidade – questões emergentes. Campinas, SP: Alínea, 2004. p. 17-29.

READ, Herbert. La redención del robot. Buenos Aires: Paidós, 1967.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SODRÉ, Muniz. Cultura, diversidade cultural e educação. In: TRINDADE, Azoilda; SANTOS, Rafael dos (Org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 17-32.

Publicado

2019-11-12

Como Citar

SANTOS, R. M. S.; KATER, C. O PROJETO “A MÚSICA DA GENTE”: ENTREVISTA COM CARLOS KATER. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 151–166, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p151-166. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7581. Acesso em: 25 jun. 2024.