Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas

Autores

  • Mara Pereira da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p139-150

Palavras-chave:

Educação musical, Mídias, Pesquisa autobiográfica

Resumo

O ensino e aprendizagem em música de jovens indígenas no espaço escolar ainda é algo incipiente na área da Educação Musical. Neste artigo será apresentado um recorte de pesquisa concluída que teve como objetivo investigar os modos como jovens indígenas do Instituto Federal do Pará – Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) constituem suas experiências musicais. O referencial teórico o qual denomino conceitos operativos da pesquisa foi desenvolvido na área de Educação Escolar Indígena. A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2008, 2012). A técnica de pesquisa incidiu na entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2011, 2013). Os resultados da pesquisa apontaram que seus colaboradores querem conhecer outras culturas, aprender outras músicas. E nesse jeito de aprender estão abertos tanto para aprendizagens de códigos musicais escritos, quanto à transmissão musical pela oralidade. Processos esses que nos ajudam a pensar em uma educação musical escolar indígena intercultural, cujos aspectos relacionados a como fazer, como ensinar e como aprender estão em constante diálogo e promovendo valores advindos de campos filosóficos, antropológicos e sociológicos.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

SILVA, M. P. da. Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 139–150, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p139-150. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7580. Acesso em: 18 nov. 2024.