MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Taisa de Sousa Ferreira Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.
  • Marco Antonio Leandro Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p247-258

Palavras-chave:

Currículo, Pedagogia, Gênero, Sexualidade

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). Desta forma, identificamos que os (as) docentes compartilham angústias, preocupações, expectativas, ideias, práticas e assinalam presenças do gênero e da sexualidade no curso mediante audácias e estripulias, por meio de arranjos que por vezes tencionam ou silenciam, sem, contudo, deixarem de produzir sentidos e sujeitos e de serem produzidos por esses.

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Biografia do Autor

Taisa de Sousa Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora de Formação Continuada, Planejamento, Avaliação e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

FERREIRA, T. de S.; BARZANO, M. A. L. MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 247–258, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p247-258. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7454. Acesso em: 25 nov. 2024.