MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Taisa de Sousa Ferreira Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.
  • Marco Antonio Leandro Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p247-258

Palavras-chave:

Currículo, Pedagogia, Gênero, Sexualidade

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). Desta forma, identificamos que os (as) docentes compartilham angústias, preocupações, expectativas, ideias, práticas e assinalam presenças do gênero e da sexualidade no curso mediante audácias e estripulias, por meio de arranjos que por vezes tencionam ou silenciam, sem, contudo, deixarem de produzir sentidos e sujeitos e de serem produzidos por esses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa de Sousa Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora de Formação Continuada, Planejamento, Avaliação e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Referências

ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília, DF: Rede de Informação Tecnológica Latino-americana (RITLA)/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), 2009. Disponível em: <http://www.miriamabramovay.com/site/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=24&Itemid>. Acesso em: 10 dez. 2012.

______. Juventude e sexualidade. Brasília, DF: UNESCO Brasil, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2006. Disponível em: <http://www.mec.org.br>. Acesso em: 15 fev. 2012.

______. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Ministério da Justiça, Programa Nacional de Direitos Humanos. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/pp/pndh/textointegral.html>. Acesso em: 15 fev. 2012.

______. Ministério de Justiça. Programa Nacional de Direitos Humanos II. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/pp/pndh/pndh_concluido/index.html>. Acesso em: 15 fev. 2012.

______. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil sem homofobia: programa de combate a violência e à discriminação contra a população glbt e a promoção da cidadania homossexual. Brasília, DF, 2004. Disponível em: <http://www.bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf‎>. Acesso em: 15 fev. 2012.

______. Programa Nacional de Direitos Humanos III. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/pp/a_pdf/pndh3_programa_nacional_direitos_humanos_3.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2012.

______. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica>. Acesso em: 15 fev. 2012.

CASTRO, Roney Polato de. FERRARI, Anderson. Nossa! Eu nunca tinha parado pra pensar nisso! – gênero, sexualidades e formação docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 34., 2011, Caxambu, MG. Anais eletrônicos... Caxambu, MG: ANPEd, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT23/GT23-218%20int.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2012.

CAVALEIRO, Maria Cristina. Feminilidades homossexuais no ambiente escolar: ocultamentos, violências e discriminações vividas por garotas. 2009. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-141723/fr.php>. Acesso em: 08 set. 2012.

FRANÇA, Elisete Santana da Cruz. Gênero, sexualidade e homofobia na formação docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 20., 2011, Manaus. Anais... Manaus: Valer, 2011. GT Gênero, Sexualidade e Educação.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2002.

______. História da sexualidade I: a vontade de saber. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

GASTALDO, Denise. Pesquisador/a desconstruído/a e influente? Desafios da articulação teoria-metodologia nos estudos pós-criticos. In: MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 09-14.

LOURO, Guacira. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, Luiz Heron. A escola cidadã no contexto da educação globalizada. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 33-47.

______. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

______. Currículo, gênero e sexualidade – O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 41-52.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e identidade: a produção de gênero, sexualidade e etnia na formação da professora. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 21., 1998, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1998. p. 177.

______. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 23-46.

REPROLATINA. Projeto Escola Sem Homofobia – Relatório Final. Estudo qualitativo sobre a homofobia no ambiente escolar em 11 capitais brasileiras. Campinas, SP, 2010. Disponível em: <http://www.reprolatina.org.br/site/html/atividades/downloads/escola_sem_homofobia/Relatorio_Tecnico_Final.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: ______ (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 190-207.

______. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, Mirian Pacheco. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 30., 2007, Caxambu, MG. Anais eletrônicos... Caxambu, MG: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/gt23-3718-Imt.pdf>. Acesso em: 08 set. 2011.

SILVA, Kelly da. Formação de professores e currículo: gênero, sexualidade e identidade em questão. In: FERRARI, Anderson. Sujeitos, subjetividades e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. p. 179-202.

______. Currículo, gênero e identidade na formação de professores/as. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado Em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS). Projeto de reestruturação do currículo do curso de Pedagogia. Feira de Santana: Colegiado de Pedagogia/UEFS, 2002.

VEIGA, S. G. Subjetividade/Sexualidade: uma questão pedagógica. Caderno de Aplicação, Porto Alegre, v. 10, n. 2, jul./dez. 1997.

Publicado

2019-10-16

Como Citar

FERREIRA, T. de S.; BARZANO, M. A. L. MODOS DE VER, SENTIR E QUESTIONAR: A PRESENÇA DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 247–258, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p247-258. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7454. Acesso em: 26 abr. 2024.