PESQUISAS PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: NOTAS METODOLÓGICAS PARA INVESTIGAÇÕES COM CURRÍCULOS DE GOSTO DUVIDOSO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p41-53Palavras-chave:
Teorias pós-críticas, Pesquisa em educação, Análise do discurso musicalResumo
Este trabalho tem o objetivo de destacar algumas notas teórico-metodológicas em torno de pesquisas em educação que se pretendem pós-críticas. Inicia destacando algumas características de teorizações pós-críticas em educação. Em seguida, explicita motivos a partir dos quais é produtivo investigar, numa perspectiva pós-crítica, os ensinamentos de músicas. Adiante, considerando a produtividade de discursos musicais na constituição de posições de sujeito, destaca alguns procedimentos afeitos a pesquisas pós-críticas em educação que empregam análises discursivas segundo inspiração de Michel Foucault. Por fim, traz algumas considerações finais referentes ao compromisso de pesquisar e de tentar escrever pós-criticamente em educação, sobretudo em se tratando de investigar discursos musicais.
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Atualizado em 15/07/2017