AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E AUTONOMIA DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p13-27

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino superior, Autonomia, Regulação

Resumo

A demanda pela formação de profissionais, aliada ao entendimento do Ensino Superior como fator de desenvolvimento, contribuíram com a ampliação dos sistemas de ensino na África Subsaariana, demandando ações dos Estados como organizadores, supervisores e fiscalizadores da qualidade das instituições. Situado neste contexto, o presente artigo tem por objetivo contextualizar a organização do Ensino Superior em Angola e analisar o papel regulador do Estado na avaliação e acreditação das instituições. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo narrativa. Por meio da análise dos dados, produziu-se o eixo narrativo Autonomia: dilemas entre avaliação e regulação. Concluímos que em Angola os marcos legais reforçam princípios reguladores do Estado-avaliador, coexistindo com a ideia de autonomia como ampliação da participação política e social. Neste sentido, é necessário articular os processos de avaliação e de regulação, pois o primeiro comporta a autonomia e a diversidade das instituições e sujeitos educativos, os quais podem subsidiar e fundamentar as decisões no âmbito da regulação do Estado.

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Biografia do Autor

Gionara Tauchen, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente da Universidade Federal
do Rio Grande (FURG).

Daniele Simões Borges, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente da Universidade Federal do
Rio Grande (FURG).

João Manuel Correia Filho, Instituto Superior de Serviço Social

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la integracion de las Americas. Docente do Instituto Superior de Serviço Social, em Angola.

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Como Citar

TAUCHEN, G.; BORGES, D. S.; CORREIA FILHO, J. M. AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E AUTONOMIA DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 13–27, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p13-27. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7193. Acesso em: 5 nov. 2024.