Educação de Jovens e Adultos a Distância: impedimentos e superações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p162-182

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação a distância, Escolarização, Capital cultural

Resumo

O artigo analisa as trajetórias de quatro egressos de uma instituição pública: o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS), em Brasília, DF, em curso a distância. Apreende a origem social dos egressos, o capital cultural, as dificuldades, limitações e opção pela EaD. Como o capital cultural e as imposições das condições de vida dos egressos da EJA/EaD impulsionaram o retorno aos estudos? A resposta a essa questão, em um enfoque descritivo e exploratório, em conexão com os dados de entrevistas, dialoga com Bourdieu e Lahire, concluindo: os egressos da EJA, com exceção de um, têm origem familiar com posição social homóloga e baixo capital cultural institucionalizado; imposições estruturais provocam a prioridade do trabalho e não do capital cultural institucionalizado e, em outro momento da trajetória, o trabalho influencia o retorno aos estudos. Esse regresso, via EJA/EaD, dá aos sujeitos um sentimento de valoração, principalmente, por possibilitar conciliar trabalho e estudo, tendo a escolha um sentido prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Ananias Reis, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância: Agentes e Estruturas na Perspectiva Sociológica da Educação.

Carlos Lopes, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação a Distância: Agentes e Estruturas na Perspectiva Sociológica da Educação.

Referências

ABDALLA, Maurício; BARROS, Maria Elizabeth Barros de (org.). Mundo e sujeito: aspectos subjetivos da globalização. São Paulo: Paulus, 2004.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2006. p. 201-215.

ANDRADE, Elaine R. A educação de jovens e adultos e os jovens do “último turno”: produzindo outsiders. 2004. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2004.

ARAÚJO, Márcia Basília de. Longevidade escolar nos meios populares: disposições e estratégias dos bolsistas de pós-graduação do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Programa). 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação Humana) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://www.ppgeduc.uemg.br/wp-content/uploads/2016/06/TD9150815256.pdf. Acesso em: 03 mar. 2017.

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino; SOARES, Leôncio (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. São Paulo: Autêntica, 2007. p. 19-50.

BLOGSPOT. Educação de jovens e adultos à distância: desafios do aprender. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.ejaeadcesas.blogspot.com/p/seja-bem-vindo-este-blog.html. Acesso em: mar. 2019.

BONALDI, Eduardo Vilar. Sistemas e patrimônios de disposições: uma articulação complementar entre Bourdieu e Lahire. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA, 24., 2003, Santiago. Anais [...]. Santiago: ALAS, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalinas. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu. Entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002. (Coleção Pensamento Contemporâneo).

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D´Água, 2013. p. 39-72.

BRAGANÇA, Inês F. de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (VI CONFINTEA). Brasília, DF: MEC, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Coletânea de textos CONFINTEA Brasil+6: tema central e oficinas temáticas. Brasília, DF: MEC, 2016.

BUARQUE, Cristovam. Globalização sem exclusão: ideias para uma nova modernidade na América Latina. In: Projeto Demos: relatório sobre os princípios democráticos e a governabilidade. Brasília, DF: Unesco, 1997. p. 99-116.

CARRANO, Paulo. Educação de jovens e adultos e juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, Belo Horizonte, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/educacao_de_jovens_e_adultos_e_juventude_-_carrano.pdf. Acesso em: 01 jul. 2016.

CASTEL, Robert. Pierre Bourdieu e a rigidez do mundo. In: ENCREVÉ, Pierre; LAGRAVE, Rose-Marie (coord.). Trabalhar com Bourdieu. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 351-358.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DUARTE, Natália de Souza. Política social: um estudo sobre educação e pobreza. 2012. 260f. Tese (Doutorado em Política Social) – Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2012.

FÁVERO, Osmar. Educação de jovens e adultos: passado de histórias; presente de promessas. In: RIVERO, José; FÁVERO, Osmar. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: Moderna/Unesco/Fundação Santillana, 2009. p. 55-92.

GARTMAN, David. The strenght of weak program in cultural sociology: a critique of Alexander’s critique of Bourdieu. Teory & Society, n. 36, p. 381-413, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/35716343/The_strength_of_weak_programs_in_cultural_sociology_A_critique_of_Alexander_s_critique_of_Bourdieu. Acesso em: maio 2019.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-194, jun./ago. 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf. Acesso em: 01 jul. 2016.

LAHIRE, Bernard. Entrevista com Bernard Lahire. Cronos, Natal, v. 10, n. 2, p. 173-177, jul./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3293/2681. Acesso em: 01 jul. 2019.

LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais de disposições: para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, Oeiras, Portugal, n. 49, p. 11-42, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/spp/n49/n49a02.pdf. Acesso em: 01 jul. 2016.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LANDINI, Tatiana Savoia. Jogos habituais – sobre a noção de habitus em Pierre Bourdieu e Norbert Elias. Campinas, SP, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/grupoestudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Artigos_PDF/Tatiana_Landini.pdf. Acesso em: 01 jul. 2016.

LOBO NETO, Francisco José da Silveira. Regulamentação da educação a distância: caminhos e descaminhos. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2006. p. 397-414

MONTEIRO, Guilherme Seto; FERREIRA, Mariana Toledo. Entrevista com Bernard Lahire. Plural – Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 19.2, p. 153-163, 2012.

MONTESINOS, Jorge Nieto. Governar a globalização. In: Projeto Demos: relatório sobre os princípios democráticos e a governabilidade. Brasília, DF: Unesco, 1997. p. 71-94

NOGUEIRA, Cláudio M. M. Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior. 2004. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-69WRGU/tese___cl_udio_marques_martins_nogueira.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 jul. 2016.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Claudio Martins. Bourdieu & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

NOGUEIRA, Claudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, n. 78, p. 15-36, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf. Acesso em: 01 jul. 2016.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 12, p. 59-73, set./dez. 1999.

ORTIZ, Renato. Trajetórias e memórias. São Paulo: Brasiliense, 2010.

REIS, Geraldo Ananias. Jovens e adultos na educação a distância: uma perspectiva disposicionalista. 2014. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/17730/1/2014_GeraldoAnaniasReis.pdf. Acesso em: maio 2019.

RIVERO, José. Alfabetização e educação de jovens e adultos na América Latina, direito humano fundamental e fator essencial de equidade. In.: RIVERO, José; FÁVERO, Osmar. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: Moderna/Unesco/Fundação Santillana, 2009. p. 9-54.

ROCHA, Décio; DAHER, Maria Del Carmen; SANT’ANNA, Vera Lúcia de Albuquerque. A entrevista em situação de pesquisa acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva. Polifonia, v. 8, n. 8, 2004. Disponível em: http://cpd1.ufmt.br/meel/arquivos/artigos/24.pdf. Acesso em: 01 jul. 2016.

SANTOS, Claudecir dos. A educação e os mitos no século XXI: Narciso, Eco e Sísifo estão na escola. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p.271-282, jul./dez. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/23942/29308 Acesso em: 10 nov. 2014.

SANTOS, Edméa. Cibercultura: o que muda na educação. Boletim Salto para o Futuro, ano XXI, v. 3, p. 5-9, 2011. Disponível em: http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/212448cibercultura.pdf. Acesso em: 17 jul. 2016.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos seguimentos com baixa escolaridade. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 90, p. 77-105, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v26n90/a04v2690. Acesso em: 1 jul. 2016.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. Disponível em: http://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf. Acesso em: 23 out. 2013.

SODRÉ, M. Mídia e cidadania. In: ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. (org.). Comunicação, cultura e mediações tecnológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p.37-44.

SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. A pesquisa no ensinar e aprender em e no entorno dos ambientes conectados virtualmente e presencialmente: riscos e potencialidades. In: FERNANDES, Maria Lídia Bueno; DECONTO, Neuza Maria; LOPES, Ruth Maria de Faria (org.). Tessituras e tramas da licenciatura em pedagogia a distância na FE/UnB. Brasília, DF: Editora da UnB, 2014. p. 175-200.

TRIVINÕS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. 20 reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

Publicado

2019-08-31

Como Citar

REIS, G. A.; LOPES, C. Educação de Jovens e Adultos a Distância: impedimentos e superações. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 162–182, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p162-182. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7175. Acesso em: 29 mar. 2024.