ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS APÓS A LEI DE COTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p127-141

Palavras-chave:

Ensino superior, Políticas afirmativas, Lei de cotas

Resumo

Buscou-se avaliar, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
brasileiras, como se deu a consecução das metas estabelecidas na Lei nº 12.711.
Foram analisados microdados do Censo da Educação Superior no período de
2013-2016. A partir de análises descritivas, foi possível observar marcante
mudança no perfil dos ingressantes no período estudado. Em 2016, 38,2%
das matrículas em vagas novas nas IFES eram de ingressantes pelo Programa
de Reserva de Vagas (PRV). As IFES localizadas no Nordeste do país foram as
que promoveram maior acesso via cotas; as do Sudeste, menor. Os critérios de
inclusão que viabilizaram maior número de ingressos via PRV foram escola
pública, étnico/racial e renda, respectivamente. Foi observado ampliação do
acesso em todos os turnos e áreas de conhecimento. Concluiu-se que o percentual
de ingresso via PRV se aproximou da meta de 50% apregoada pela Lei, tendo
sido promovida maior diversidade no campus.

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Biografia do Autor

Luciana Alaíde Alves Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Professora da Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia/Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (UFRB/DIVERSIFICA), Campus de Santo Antônio de Jesus, Bahia. 

Everson Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (UFRB/DIVERSIFICA), Campus de Santo Antônio de Jesus,Bahia.

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília

PhD em Antropologia Social pela The Queen’s University of Belfast. Professor da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista
de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no
Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

ALVES SANTANA, L. A.; MEIRELES, E.; DE CARVALHO, J. J. ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS APÓS A LEI DE COTAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 127–141, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p127-141. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7173. Acesso em: 20 abr. 2024.