A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PRÁTICAS E LÓGICAS DE ACESSO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69Palavras-chave:
Avaliação, Acesso ao ensino superior, Exames de acesso, Gestão, Perfil de entradaResumo
Este trabalho sintetiza reflexões sobre a gestão do Ensino Superior (ES) em
Angola, escrutinando as práticas e lógicas inerentes ao acesso. Os exames
de acesso são trazidos ao palco, discutindo as suas configurações enquanto
problemática de gestão, e a tendencial desarticulação entre estes e o perfil dos
candidatos. A interpretação da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino
(LBSEE) e do Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior constituiu-se
procedimento metodológico fundamental, permitindo aferir a relação entre o
referente e o referido, em termos do perfil de saída e de entrada. A identificação
de desarticulações entre o Ensino Geral e o Ensino Superior, no que diz respeito
aos perfis de saída e ao cumprimento dos objetivos pedagógicos, constitui o
principal resultado do estudo, com base no qual foram apresentadas algumas
alternativas.
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Atualizado em 15/07/2017