A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PRÁTICAS E LÓGICAS DE ACESSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69

Palavras-chave:

Avaliação, Acesso ao ensino superior, Exames de acesso, Gestão, Perfil de entrada

Resumo

Este trabalho sintetiza reflexões sobre a gestão do Ensino Superior (ES) em
Angola, escrutinando as práticas e lógicas inerentes ao acesso. Os exames
de acesso são trazidos ao palco, discutindo as suas configurações enquanto
problemática de gestão, e a tendencial desarticulação entre estes e o perfil dos
candidatos. A interpretação da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino
(LBSEE) e do Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior constituiu-se
procedimento metodológico fundamental, permitindo aferir a relação entre o
referente e o referido, em termos do perfil de saída e de entrada. A identificação
de desarticulações entre o Ensino Geral e o Ensino Superior, no que diz respeito
aos perfis de saída e ao cumprimento dos objetivos pedagógicos, constitui o
principal resultado do estudo, com base no qual foram apresentadas algumas
alternativas.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Barbosa Mendes, Universidade Katyavala Bwila

Doutora em Organização e Administração Escolar pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Professora
Catedrática e Decana do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela.

Tuca Manuel, Universidade Katyavala Bwila

Doutor em Organização e Administração Escolar pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Professor
Colaborador do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila, Benguela

Isabel Maria Romero Fernandez de Carvalho, Universidade Katyavala Bwila

Doutora em Psicologia Educativa e da Educação pela Universidade de València, Espanha. Professora Auxiliar e Vice-Decana do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

BARBOSA MENDES, M. da C.; MANUEL, T.; CARVALHO, I. M. R. F. de. A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PRÁTICAS E LÓGICAS DE ACESSO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 58–69, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7168. Acesso em: 5 nov. 2024.