TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Jacques Jules Sonneville Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%25p

Resumo

Em seus aspectos teoricos, a questão da relação entre teoria e prática, no curso de pedagogia, já foi amplamente estudada. É um tema central nas propostas curriculares, cujos pressupostos teóricos, em resumo, rejeitam categoricamente a visão dicotômica, em todas as suas formas (dissociativa, associativa ou positivo-tecnológica), e afirmam a unidade indissolúvel entre os dois polos distintos e interdependentes, caracterizada por uma relação simultãnea e recipróca, e assentada sobre as seguintes premissas: 1) a teoria tem na prática, ao memsmo tempo, sua fonte e sua meta; 2) por sua vez, a prática deve ser enendida como uma atividade consciente e transformadora da realidade social. Destemodo, teoria e prática são dois componentes da "práxis", entendida como "atividade  teoríco-prática, ou seja, tem um lado ideal, teorico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Jules Sonneville, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia - Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (1958), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983) e Doutorado em Teologia - Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (1965). Atualmente é professor visitante da Universidade do Estado da Bahia, no PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia da Pesquisa Educacional, atuando atualmente na área de Educação e Formação do educador. Desde 1992 é o Editor Executivo da Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador - ISSN 0104-7043.

Como Citar

SONNEVILLE, J. J. TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/656. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos