TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%25pResumo
Em seus aspectos teoricos, a questão da relação entre teoria e prática, no curso de pedagogia, já foi amplamente estudada. É um tema central nas propostas curriculares, cujos pressupostos teóricos, em resumo, rejeitam categoricamente a visão dicotômica, em todas as suas formas (dissociativa, associativa ou positivo-tecnológica), e afirmam a unidade indissolúvel entre os dois polos distintos e interdependentes, caracterizada por uma relação simultãnea e recipróca, e assentada sobre as seguintes premissas: 1) a teoria tem na prática, ao memsmo tempo, sua fonte e sua meta; 2) por sua vez, a prática deve ser enendida como uma atividade consciente e transformadora da realidade social. Destemodo, teoria e prática são dois componentes da "práxis", entendida como "atividade teoríco-prática, ou seja, tem um lado ideal, teorico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro".
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017