Ensino e aprendizagem de Geografia:
formação e práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação docente, Práticas docentes, Teoria e práticaResumo
O artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BERTOTTI, Rudimar Gomes; RIETOW, Gisele. Uma breve história da formação docente no Brasil: da criação das escolas normais às transformações da Ditadura Civil-Militar. In: CONGRESSO NACONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 9, de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf . Acesso em: 08 out. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 08 out. 2018.
CALLAI, Helena C. A articulação teoria-prática na formação do professor de geografia. In: SILVA, Aida Maria M. et al. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para inclusão social. Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006. p. 143-161.
CALLAI, Helena C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Sessão Porto Alegre, 2003. p. 55-60.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Caderno Cedes, Campinas, SP, v. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: mar. 2019.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar na formação e prática docentes: o professor e seu conhecimento geográfico. In: SILVA, Aida Maria M. et al. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para inclusão social. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2006. p. 109-126.
CHRISTOFOLETTI, Antônio. As perspectivas dos estudos geográficos. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p. 71-101.
CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORREA, R. L. (org.). Geografia: conceitos e temas. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p. 15-47.
COSTA, Rafael Fernando da. Modelos de racionalidade na formação de professores: levantamento de pesquisas na BDTD (2010-2015). In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 38., 2017, São Luís. Anais eletrônicos [...]. São Luís: ANPEd, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos. Acesso em: 03 ago. 2018.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. 2. ed. Portugal: Porto,1999.
GATTI, Bernadete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Revista Eletrônica Educar, Curitiba, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.
GONÇALVES, José Alberto. Desenvolvimento profissional e carreira docente- Fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, Curitiba, n. 8, p. 23-36, jan./abr. 2009. Disponível em: http://centrorecursos.movimentoescolamoderna.pt/dt/3_2_formacao_professores/32_20_desenv_profis_carreira_docente_jagoncalves.pdf. Acesso em: 17 nov. 2018.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVÓA, Antônio, (org.). Vidas de professores. Porto, PT: Porto, 1992. p. 31-62.
ISAIA, Silva Maria de Aguiar; BOLZAN, DORIS, Pires Vargas. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, v. 29, n. 2, p. 121-133, jul./dez. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3845/2198. Acesso em: 03 out. 2018.
LACOSTE, Yves. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4. ed. Tradução: Maria Cecília França. Campinas, SP: Papirus, 1997.
LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, Maria do Céu de. Et al. A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: inconsistências e impropriedades da proposta do MEC. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, CE, v. 18, n. 1, p. 163-170, jul. 2016, Disponível em: http://uvanet.br/rcgs.com.br. Acesso em: 18 nov. 2018.
MELLO, Guiomar Namo. Formação inicial de professores para a educação básica uma (re) visão radical. Revista eletrônica Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 98-110, jan./mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100012&script=sci_abstract. Acesso em: 17 out. 2018.
MELO, Adriany de Ávila; VLACH, Vânia Rubia Farias; SAMPAIO, Antônio Carlos Freire. História da Geografia escolar brasileira: continuando a discussão. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2006, Uberlândia, MG. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia, MG: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2006. Disponível em: https://docplayer.com.br/4481818-Historia-da-geografia-escolar-brasileira-continuando-a-discussao-resumo.html. Acesso em: 15 dez. 2018.
MIRANDA, Ricardo Ferreira. O ensino de Geografia: perspectivas atuais. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína, TO, ano 4, n. 1, p. 34-49, jan./jul. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Luciana/Downloads/763-8881-1-10-20150507%20(2).pdf. Acesso em: 15 dez. 2018.
MOREIRA, R. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo: EPU/MEC, 1976.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1999. p. 13-33.
NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 2000. p. 11-30.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, Madri, n. 350, p. 203-218, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
NUNES, Claudio Pinto. Microrrede ensino-aprendizagem-formação: e a emergência de um conceito plural. In: GONÇALVES, Maria de Cássia Passos Brandão; GOMES, Luziêt Maria (org.). Microrrede ensino-aprendizagem-formação: propostas e experimentações do PIBID UESB. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. p. 11-18.
NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 66-80, jan./mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/2016nahead/1517-9702-ep-S1517-9702201604145487.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.
OLIVA, J. T. Ensino de Geografia: um retrato desnecessário. In: CARLOS, A. F. A. (org.) A Geografia na sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 34-49.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Revista Educação e Sociedade, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15. Acesso em: 20 dez. 2018.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-34.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 15-32.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PORTELA, Mugiany Oliveira Brito. A BNCC para o ensino de Geografia: a proposta das ciências humanas e da interdisciplinaridade. Revista OKARA: Geografia em debate, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 48-68, 2018. Disponível em: http://www.okara.ufpb.br. Acesso em: 20 nov. 2018.
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. A trajetória da disciplina geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). 2010. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal6/Ensenanzadelageografia/Desempenoprofesional/824.pdf. Acesso em: 18 nov. 2018.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 07-19, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667. Acesso em: 20 nov. 2018.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155p. Dissertação (Mestrado em Educação Aplicada às Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, 2001. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287405. Acesso em: dez. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://189.1.169.50/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_maurice_tardif.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
VESENTINI, José William. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, José William (org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 187-218.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017