Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo

Autores

  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade de Uberaba
  • Renata Teixeira Junqueira Freire Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154

Palavras-chave:

Alfabetização, Cultura escrita, Significado e sentido, Anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Este artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos.

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Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual paulista (UNESP). Docente da Universidade de Uberaba (Uniube). Docente/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos (GEPICE/Uniube). 

Renata Teixeira Junqueira Freire, Universidade de Uberaba

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos (GEPICE/Uniube). E

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

BORTOLANZA, A. M. E.; FREIRE, R. T. J. Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 54, p. 139–154, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186. Acesso em: 21 dez. 2024.