NO “FIO DA NAVALHA”: projetos de futuro de jovens em privação de liberdade

Autores

  • Jorddana Rocha de Almeida Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
  • Geraldo Leão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p237-250

Palavras-chave:

Educação, Juventude, Privação de liberdade, Medidas socioeducativas, Projetos de futuro

Resumo

O artigo discute os projetos de futuro de jovens em conflito com lei baseando-se nos resultados de uma pesquisa com adolescentes que cumpriam medida de semiliberdade em um município do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos, observação participante e entrevistas semiestruturadas com 16 jovens com idades entre 13 e 18 anos. As experiências juvenis, em suas múltiplas dimensões, se constituíram em um contexto sociocultural de vulnerabilidade e de relações sociais marcadas por violações de direitos sociais e de processos de desumanização. As experiências da medida socioeducativa de semiliberdade foram vivenciadas como desafiadoras, demarcadas por conflitos com os adultos e os colegas, vistas pelos participantes como situações de provações constantes. A relação com o projeto de futuro se revelou como uma dimensão distante, prevalecendo uma adesão ao tempo presente.

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Biografia do Autor

Jorddana Rocha de Almeida, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pedagoga do Instituto Federal de Minas
Gerais (IFMG) – Campus Sabará

Geraldo Leão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

ALMEIDA, J. R. de; LEÃO, G. NO “FIO DA NAVALHA”: projetos de futuro de jovens em privação de liberdade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 237–250, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p237-250. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5674. Acesso em: 22 dez. 2024.