ESTADO DO CONHECIMENTO DE QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fernanda Carvalho Cavalcanti Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Bahia
  • Paulo Roberto Holanda Gurgel Faculdade de Educação da Bahia (Faced/UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p203-219

Palavras-chave:

Educação infantil, Gênero, Teses, Dissertações

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar estudos realizados sobre questões de gênero na Educação Infantil no período de 2010 a 2015. Dissertações e teses sobre a temática foram selecionadas e, posteriormente, organizadas em quatro categorias: gênero e as representações e discursos de professoras e de professores da Educação Infantil; gênero e o professor da Educação Infantil; gênero e a educação de meninos e de meninas na Educação Infantil; gênero associado ao embelezamento na Educação Infantil. As fontes utilizadas foram relatórios de pesquisa disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conforme critérios estabelecidos, 20 trabalhos foram selecionados: quatro teses e 16 dissertações. As análises indicam escassez de pesquisas sobre a temática além da necessidade de um olhar para a formação de professoras e de professores, assim como a formulação
de políticas públicas para a superação das desigualdades e estereótiposde gênero em todas as relações que se estabelecem no âmbito da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Fernanda Carvalho Cavalcanti, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Bahia

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Bahia (Faced/ UFBA). Psicopedagoga da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social de Ilhéus, Bahia.

Paulo Roberto Holanda Gurgel, Faculdade de Educação da Bahia (Faced/UFBA).

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Faculdade de Educação
da Bahia (Faced/UFBA).

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

CAVALCANTI, F. C.; GURGEL, P. R. H. ESTADO DO CONHECIMENTO DE QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 203–219, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p203-219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5670. Acesso em: 22 dez. 2024.