POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAS DE GESTÃO ESCOLAR: Relações escola-Estado e escola- comunidade

Autores

  • Renata Maria Moschen Nascente Universidade Federal de São Carlos
  • Celso Luiz Aparecido Conti Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p157-169

Palavras-chave:

Formas de gestão da escola, Relações escola-Estado, Relações escola-comunidade, Políticas públicas educacionais

Resumo

O artigo analisa a visão de diretoras de escolas públicas de Ensino Fundamental do estado de São Paulo sobre políticas públicas e determinações legais de âmbito federal. Focaliza as relações escola-Estado e escola-comunidade, buscando identificar a predominância de elementos típicos de formas de gestão burocrática, gerencial e emancipatória. Advém de pesquisa qualitativa, realizada por meio de questionário aplicado a sessenta e cinco diretoras. Os resultados revelam que a forma burocrática continua vigorosa, principalmente quanto ao verticalismo das decisões, marcadamente nas relações escola-Estado, enquanto nas relações escola-comunidade se verificam traços gerencialistas. Há, assim, uma área de interseção entre os fortes princípios da burocracia e os fracos princípios do gerencialismo. Os princípios da forma emancipatória de gestão não se revelaram explicitamente nos dados, ainda que se admita que a presença da participação na forma gerencial possa constituir um germe da forma emancipatória.

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Biografia do Autor

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp - Rio Claro). Professora Adjunta da Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar)

Celso Luiz Aparecido Conti, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Emília Freitas de Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC–RJ). Doutora em Educação pela
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Sênior da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

NASCENTE, R. M. M.; CONTI, C. L. A.; LIMA, E. F. de. POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAS DE GESTÃO ESCOLAR: Relações escola-Estado e escola- comunidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 157–169, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p157-169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5667. Acesso em: 7 nov. 2024.