POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAS DE GESTÃO ESCOLAR: Relações escola-Estado e escola- comunidade

Autores

  • Renata Maria Moschen Nascente Universidade Federal de São Carlos
  • Celso Luiz Aparecido Conti Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p157-169

Palavras-chave:

Formas de gestão da escola, Relações escola-Estado, Relações escola-comunidade, Políticas públicas educacionais

Resumo

O artigo analisa a visão de diretoras de escolas públicas de Ensino Fundamental do estado de São Paulo sobre políticas públicas e determinações legais de âmbito federal. Focaliza as relações escola-Estado e escola-comunidade, buscando identificar a predominância de elementos típicos de formas de gestão burocrática, gerencial e emancipatória. Advém de pesquisa qualitativa, realizada por meio de questionário aplicado a sessenta e cinco diretoras. Os resultados revelam que a forma burocrática continua vigorosa, principalmente quanto ao verticalismo das decisões, marcadamente nas relações escola-Estado, enquanto nas relações escola-comunidade se verificam traços gerencialistas. Há, assim, uma área de interseção entre os fortes princípios da burocracia e os fracos princípios do gerencialismo. Os princípios da forma emancipatória de gestão não se revelaram explicitamente nos dados, ainda que se admita que a presença da participação na forma gerencial possa constituir um germe da forma emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp - Rio Claro). Professora Adjunta da Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar)

Celso Luiz Aparecido Conti, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Emília Freitas de Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC–RJ). Doutora em Educação pela
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Sênior da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

AZEVEDO, J. M. L. Programas federais para a gestão da educação básica: continuidade e mudanças. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 211-231, maio/ago. 2009.

BARROSO, J. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: ______. O estudo da escola. Porto, PT: Porto Editora, 1996.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 30 set. 2018.

______. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Câmara da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor>. Acesso em: 4 out. 2018.

CEVASCO, M. E. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.

DAGNINO, E. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. Política & Sociedade, Florianópolis, SC, n. 5, p. 139-164, out. 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/viewFile/%201983/1732>. Acesso em: 18 ago. 2018.

NOGUEIRA, M. A. Um estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OPLATKA, I. El surgimiento de la gestión educativa como campo de estudio en América Latina In: WEINSTEIN, J. (Ed.). Liderazgo educativo en la escuela: nueve miradas. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Diego Portales, 2016. p. 253-276.

PEREIRA, Luiz. A escola numa área metropolitana. São Paulo: Livraria Pioneira/Editora da Universidade de São Paulo, 1967.

SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.

TORO, J. B. Educación para la democracia. 2007. Disponível em: <http://funredes.org/funredes/html/castellano/publicaciones/educdemo.html>. Acesso em: 27 out. 2018.

WEBER, M. O que é a burocracia. Brasília, DF: Conselho Federal de Administração, 1991.

Publicado

2018-12-29

Como Citar

NASCENTE, R. M. M.; CONTI, C. L. A.; LIMA, E. F. de. POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAS DE GESTÃO ESCOLAR: Relações escola-Estado e escola- comunidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 157–169, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p157-169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5667. Acesso em: 21 nov. 2024.