QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?

Autores

  • Paulo César Geglio Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140

Palavras-chave:

Avaliação da educação superior, Acesso ao ensino, Estudante, Curso de formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise e discussão a respeito do perfil social e econômico de estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes aos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Trata-se de uma análise comparativa das informações de cada edição do exame no que diz respeito às características socioeconômicas dos estudantes (idade, sexo, cor, renda familiar mensal, sustentação financeira, estado civil e atividade laboral). As informações foram capturadas nos relatórios-síntese, disponíveis no site do Inep.Concluímos que houve expressivo aumento na quantidade de estudantes desses cursos, um público majoritariamente feminino, trabalhador, com idade avançada em relação à faixa de 18 a 24 anos e com baixa renda familiar.

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Biografia do Autor

Paulo César Geglio, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Associado no Departamento
de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do grupo de pesquisa sobre formação
docente do Centro de Educação da UFPB

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

GEGLIO, P. C. QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 120–140, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665. Acesso em: 16 nov. 2024.