Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p377-402Palavras-chave:
Jogos colaborativos, Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos, Design de jogosResumo
O presente estudo tem por objetivo demonstrar o processo criativo de concepção do jogo analógico Umuechem, utilizando a metodologia do Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos, além de descrever seu processo de criação a partir das escolhas subjacentes aos objetivos perquiridos pelo jogo e refletir sobre a ação interdisciplinar no processo de criação do jogo. Este é apresentado na forma de relato do processo de criação de jogos educativo utilizando uma metodologia científica que auxilia a gestão dos processos e a descrição detalhada do objeto de pesquisa. O jogo estudado foi criado na Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de discutir o tema da sustentabilidade no âmbito da educação superior, inovado o processo de ensino-aprendizagem a partir da mediação dos saberes de forma lúdica. Como resultados este apresenta-se como uma contribuição para a educação, propiciada por uma base científica interdisciplinar, repleta de referências ligadas ao design de jogos, educação, história, literatura e estatística; o processo não é aleatório, mas intencional, pensado a partir do público alvo e de objetivos educacionais bem delimitados.
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Atualizado em 15/07/2017