Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p377-402

Palavras-chave:

Jogos colaborativos, Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos, Design de jogos

Resumo

O presente estudo tem por objetivo demonstrar o processo criativo de concepção do jogo analógico Umuechem, utilizando a metodologia do Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos, além de descrever seu processo de criação a partir das escolhas subjacentes aos objetivos perquiridos pelo jogo e refletir sobre a ação interdisciplinar no processo de criação do jogo. Este é apresentado na forma de relato do processo de criação de jogos educativo utilizando uma metodologia científica que auxilia a gestão dos processos e a descrição detalhada do objeto de pesquisa. O jogo estudado foi criado na Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de discutir o tema da sustentabilidade no âmbito da educação superior, inovado o processo de ensino-aprendizagem a partir da mediação dos saberes de forma lúdica. Como resultados este apresenta-se como uma contribuição para a educação, propiciada por uma base científica interdisciplinar, repleta de referências ligadas ao design de jogos, educação, história, literatura e estatística; o processo não é aleatório, mas intencional, pensado a partir do público alvo e de objetivos educacionais bem delimitados.

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Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira FACED/UFC, Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável PRODER/UFCA, Licenciatura Plena em História URCA.

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora no Programa de Pós-graduação em Psicologia UFRJ, Doutora em Educação FACED/UFC, Mestra em Educação FACED/UFC, graduada em Psicologia UFC. Professora adjunta UFC.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER-UFCA).

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

ANTUNES, J.; NASCIMENTO, V. S. do; DE QUEIROZ, Z. F. Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 377–402, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p377-402. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5517. Acesso em: 21 nov. 2024.