Infância no contexto prisional: reflexões sobre processos educativos e dignidade humana

Autores

  • Marilúcia Antônia Resende Peroza Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p123-138

Palavras-chave:

Criança, Infância, Dignidade humana, Sistema prisional, Processos educativos

Resumo

O texto apresenta uma discussão sobre os processos educativos de crianças que vivem a infância no contexto prisional na companhia de mães que cumprem pena de privação de liberdade. Considera-se sua invisibilidade perante a sociedade e no próprio sistema penitenciário. O estudo realizado no ambiente materno-infantil de um presídio feminino no estado do Paraná, de abordagem qualitativa, efetivou-se por meio de observação participante, entrevistas narrativas e estudo documental tendo como base Rousseau (2014), Goffman (2005), Kant (2007, 2013) e Comparato (2010), entre outros. Defende-se que os processos educativos vivenciados no cárcere podem contemplar as especificidades do desenvolvimento da criança e sua dignidade humana, contudo, vê como necessária a efetivação da lei de medidas alternativas de cumprimento de pena para mulheres grávidas e/ou com crianças pequenas sob sua responsabilidade.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

PEROZA, M. A. R. Infância no contexto prisional: reflexões sobre processos educativos e dignidade humana. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 52, p. 123–138, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p123-138. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5301. Acesso em: 22 dez. 2024.