EXPLICANDO A QUALIDADE DE CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE MODELOS DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Autores

  • Arturo Cavalcanti Catunda Petrobrás
  • Robert Evan Verhine Universidade Federal da Bahia- UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Este artigo trata de uma investigação realizada para identifi-car fatores determinantes da qualidade de cursos da educa-ção superior no Brasil, por meio da aplicação da técnica
estatística de Modelo de Equações Estruturais (MEE). Foram utilizados dados secundários obtidos do Censo da Educação Superior e do ENADE, contemplando um universo de2.939 cursos e 1.035.765 alunos, da área de gerenciamento e administração, do ano de 2006. Também foi utilizada a técnica estatística de Análise de Classe Latente, resultando
na identificação de 11 construtos que possibilitaram elaborar três modelos, um para cada uma das variáveis dependentes: ENADE – Conceito; IDD – Conceito; e Resultado Geral no ENADE. Dos três modelos, o relacionado ao ENADE – Conceito foi o que melhor explicou a variável dependente. O uso das técnicas nesta investigação permitiu identificar o perfil de instituição de ensino superior mais relacionado ao conceito de qualidade.

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Biografia do Autor

Arturo Cavalcanti Catunda, Petrobrás

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Administrador na Petrobrás

Robert Evan Verhine, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Doutor em Educação pela Universitat Hamburg. Professor Associado 3 da Faculdade de Educação da Universidade Federal
da Bahia

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Como Citar

CATUNDA, A. C.; VERHINE, R. E. EXPLICANDO A QUALIDADE DE CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE MODELOS DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/528. Acesso em: 8 nov. 2024.