EXPLICANDO A QUALIDADE DE CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE MODELOS DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pResumo
Este artigo trata de uma investigação realizada para identifi-car fatores determinantes da qualidade de cursos da educa-ção superior no Brasil, por meio da aplicação da técnica
estatística de Modelo de Equações Estruturais (MEE). Foram utilizados dados secundários obtidos do Censo da Educação Superior e do ENADE, contemplando um universo de2.939 cursos e 1.035.765 alunos, da área de gerenciamento e administração, do ano de 2006. Também foi utilizada a técnica estatística de Análise de Classe Latente, resultando
na identificação de 11 construtos que possibilitaram elaborar três modelos, um para cada uma das variáveis dependentes: ENADE – Conceito; IDD – Conceito; e Resultado Geral no ENADE. Dos três modelos, o relacionado ao ENADE – Conceito foi o que melhor explicou a variável dependente. O uso das técnicas nesta investigação permitiu identificar o perfil de instituição de ensino superior mais relacionado ao conceito de qualidade.
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Atualizado em 15/07/2017