AVALIAÇÃO DO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DO MALI: O CASO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Roland Louis Université de Sherbrook
  • Sammaké Bakary Ministério de Educação, de Alfabetização e de Promoção das Línguas Nacionais do Mali

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Este artigo apresenta o processo de avaliação de um disposi-tivo de formação posto em prática no Mali, destinado a aperfeiçoar o ensino-aprendizagem nas escolas de ensino fundamental do país. O Ministério de Educação do Mali havia escolhido um modelo particular de formação contínua de professores, denominado Comunidades de Aprendizagem de Professores (CA). Após mais de três anos de funcionamento do modelo, uma avaliação do dispositivo foi realizada pelo autor principal deste artigo.
Esta avaliação visava aos seguintes objetivos: fornecer às pessoas interessadas as informações necessárias, permitindo a tomada de decisão quanto a possíveis correções;formar avaliadores locais capazes de conduzir, de maneira periódica, a avaliação dessedispositivo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roland Louis, Université de Sherbrook

Ph.D. Université de Sherbrook. Especialista em Avaliação Educacional e em Pedagogia Universitária

Sammaké Bakary, Ministério de Educação, de Alfabetização e de Promoção das Línguas Nacionais do Mali

Chefe da Divisão de Ensino Normal, Direção Nacional de Ensino Fundamental, Ministério de Educação, de Alfabetização ede Promoção das Línguas Nacionais do Mali

Referências

LOUIS, R. Meta-evaluation. In: JUSSILLA, J.; SAARI, S. (Ed.). Teacher education as a future-moulding factor:international evaluation of teacher education in finnish universities. Finnish: Publications of Finnish Higher Education Evaluation Council, 2000.

______; GARIÉPY, W. Évaluation de l’implantation du programme de Baccalauréat en enseignement secondaire (BES). Rapport d’évaluation. Sherbrooke,QC: Faculté d’éducation/Université de Sherbrooke, 1996.

MINISTÈRE DE L’ÉDUCATION DU MALI. Politique de formation continue des maîtres de l’enseignement fondamental. Mali: Secrétariat général, 2003.

STUFFLEBEAM, D. L. L’évaluation en éducation et la prise de décision. Victoriaville: Éditions NHP, 1980

Como Citar

LOUIS, R.; BAKARY, S. AVALIAÇÃO DO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DO MALI: O CASO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/525. Acesso em: 27 fev. 2024.