AVALIAÇÃO DO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DO MALI: O CASO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Roland Louis Université de Sherbrook
  • Sammaké Bakary Ministério de Educação, de Alfabetização e de Promoção das Línguas Nacionais do Mali

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Este artigo apresenta o processo de avaliação de um disposi-tivo de formação posto em prática no Mali, destinado a aperfeiçoar o ensino-aprendizagem nas escolas de ensino fundamental do país. O Ministério de Educação do Mali havia escolhido um modelo particular de formação contínua de professores, denominado Comunidades de Aprendizagem de Professores (CA). Após mais de três anos de funcionamento do modelo, uma avaliação do dispositivo foi realizada pelo autor principal deste artigo.
Esta avaliação visava aos seguintes objetivos: fornecer às pessoas interessadas as informações necessárias, permitindo a tomada de decisão quanto a possíveis correções;formar avaliadores locais capazes de conduzir, de maneira periódica, a avaliação dessedispositivo de formação.

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Biografia do Autor

Roland Louis, Université de Sherbrook

Ph.D. Université de Sherbrook. Especialista em Avaliação Educacional e em Pedagogia Universitária

Sammaké Bakary, Ministério de Educação, de Alfabetização e de Promoção das Línguas Nacionais do Mali

Chefe da Divisão de Ensino Normal, Direção Nacional de Ensino Fundamental, Ministério de Educação, de Alfabetização ede Promoção das Línguas Nacionais do Mali

Referências

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Como Citar

LOUIS, R.; BAKARY, S. AVALIAÇÃO DO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DO MALI: O CASO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/525. Acesso em: 23 abr. 2024.