AVALIAÇÃO DO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DO MALI: O CASO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pResumo
Este artigo apresenta o processo de avaliação de um disposi-tivo de formação posto em prática no Mali, destinado a aperfeiçoar o ensino-aprendizagem nas escolas de ensino fundamental do país. O Ministério de Educação do Mali havia escolhido um modelo particular de formação contínua de professores, denominado Comunidades de Aprendizagem de Professores (CA). Após mais de três anos de funcionamento do modelo, uma avaliação do dispositivo foi realizada pelo autor principal deste artigo.
Esta avaliação visava aos seguintes objetivos: fornecer às pessoas interessadas as informações necessárias, permitindo a tomada de decisão quanto a possíveis correções;formar avaliadores locais capazes de conduzir, de maneira periódica, a avaliação dessedispositivo de formação.
Downloads
Referências
LOUIS, R. Meta-evaluation. In: JUSSILLA, J.; SAARI, S. (Ed.). Teacher education as a future-moulding factor:international evaluation of teacher education in finnish universities. Finnish: Publications of Finnish Higher Education Evaluation Council, 2000.
______; GARIÉPY, W. Évaluation de l’implantation du programme de Baccalauréat en enseignement secondaire (BES). Rapport d’évaluation. Sherbrooke,QC: Faculté d’éducation/Université de Sherbrooke, 1996.
MINISTÈRE DE L’ÉDUCATION DU MALI. Politique de formation continue des maîtres de l’enseignement fondamental. Mali: Secrétariat général, 2003.
STUFFLEBEAM, D. L. L’évaluation en éducation et la prise de décision. Victoriaville: Éditions NHP, 1980
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017