PROCESSO DE BOLONHA: REFORMA E GESTÃO UNIVERSITÁRIA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIÃO EUROPEIA

Autores

  • Maria Inês Correa Marques Universidade do Estado da Bahia
  • María Sanches Agusti Universidad de Valladolid

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Este artigo historia a implantação da reforma universitária, derivada do Processo de Bolonha, na União Europeia. Analisa os investimentos da União Europeia na universidade, enquanto decisão política, a partir da Estratégia de Lisboa, para a
internacionalização da educação superior. Relaciona gestão universitária e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior com a política de desenvolvimento desta organização supranacional para a construção da sociedade europeia do conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria Inês Correa Marques, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, 2005. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Departa-mento de Educação, Campus I. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA)- Faculdade de Educação- Departamento de Educação

María Sanches Agusti, Universidad de Valladolid

Doutora em Educação pela Universidade de Valladolid, 2000. Professora Titular da Universidad de Valladolid. Facultad deEducación y Trabajo Social. Dpto. Didáctica de las Ciencias Sociales y Experimentales

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Como Citar

MARQUES, M. I. C.; AGUSTI, M. S. PROCESSO DE BOLONHA: REFORMA E GESTÃO UNIVERSITÁRIA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIÃO EUROPEIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/524. Acesso em: 22 dez. 2024.