PROCESSO DE BOLONHA: REFORMA E GESTÃO UNIVERSITÁRIA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIÃO EUROPEIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pResumo
Este artigo historia a implantação da reforma universitária, derivada do Processo de Bolonha, na União Europeia. Analisa os investimentos da União Europeia na universidade, enquanto decisão política, a partir da Estratégia de Lisboa, para a
internacionalização da educação superior. Relaciona gestão universitária e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior com a política de desenvolvimento desta organização supranacional para a construção da sociedade europeia do conhecimento.
Downloads
Referências
BENEITONE, Pablo. et al (Ed.). Reflexiones y perspectivas de la educación superior em América Latina. Informe final – Proyecto Tuning – América Latina 2004-2007. Bilbao, Espanha: Universidad de Deusto/ Universidad de Groningen, 2007. Disponível em: <http://tuning.unideusto.org/tuningal/index.php?d=0&option=content&task=view&id=168&Itemid=196&lang=pt>. Acesso em: 01 maio 2012.
CONFERENCIA DE MINISTROS EUROPEOS RESPONSABLES DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR. El espacio europeo de educación superior – alcanzando las metas. Comunicado de la Confe-rencia de Ministros Europeos responsables de Educación Superior. Bergen, Noruega, 2005. Disponível em: <http://www.crue.org/export/sites/Crue/procbolonia/documentos/antecedentes/6._Comunicado_de_Bergen.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Comunicado de Londres. Hacia el Espacio Europeo de Educación Superior: respondiendo a los retos de un mundo globalizado. Londres, 2007. Disponível em: <http://www.crue.org/export/sites/Crue/procbolonia/documentos/antecedentes/Comunicado_de_Londres_2007.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. El Proceso de Bolonia 2020 – El Espacio Europeo de Educación Superior en la nueva década. Lovaina, Bélgica 2009. Disponível em: <http://www.educacion.gob.es/dctm/mepsyd/horizontales/prensa/documentos/2009/lovaina-traduccion-07052009.pdf?documentId=0901e72b8004ac10>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Declaração de Bolonha. Declaração conjunta dos ministros da Educação europeus reunidos em Bolonha a 19 de junho de 1999. Bolonha, 1999. Disponível em: <http://www.aauab.pt/bolonha/declaracaobolonha.pdf>.
Acesso em: 01 maio 2012.
______. Comunicado de Berlim. Berlim, 2003. Disponível em: <http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/24850512-4E2F-4579-829F-80CB905A5CC8/366/ComunicadodeBerlim1.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Comunicado de Praga. Conferência de Ministros responsáveis pelo Ensino Superior. Praga, 19 de Maio de
Praga, República Checa, 2001. Disponível em: <http://www.uc.pt/ge3s/pasta_docs/outros_docs/comun_praga>.Acesso em: 01 maio 2012.
CEIA, Carlos. A adopção do sistema de créditos ECTS e a reforma curricular das Licenciaturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 2002. Disponível em:
cceia/Educacao/adopcao_sistema_ECTS.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
DECLARAÇÃO Conjunta de Sorbonne. Paris, 1998. Disponível em: <http://www.fam.ulusiada.pt/downloads/
bolonha/Docs01_DeclaracaoSorbonne.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
MAGNA Charta Universitatum. Bolonha, 1988. Disponível em: <http://www.fis.ufba.br/dfes/PDI/financ/magna%20carta.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
ORSI, Carlos. Europa debate modelos de educação universi-tária. Revista Ensino Superior – UNICAMP, Campinas,SP, abr. 2012. Seção Governança. Disponível em: <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/noticia.
php?id=88>. Acesso em: 01 maio 2012.
UNIÃO EUROPEIA. Conselho Europeu extraordinário de Lisboa (Março de 2000): para uma Europa da inovação e do conhe-cimento. Bruxelas, Bélgica, 2006. Disponível em: <http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/general_framework/c10241_pt.htm>. Acesso em: 1 maio 2012.
______. Livre circulação de pessoas. Bruxelas, Bélgica, 2000. Disponível em: <http://www.europarl.europa.eu/factsheets/2_3_0_pt.htm>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Para uma Europa do conhecimento. A União Europeia e a sociedade da informação. Bruxelas, Bélgica, 2003a. Disponível em: <http://ec.europa.eu/publications/booklets/move/36/pt.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Eurydice. Bruxelas, Bélgica, 2008a. Disponível em: <http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/index_
en.php>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Tratado de Lisboa. Bruxelas, Bélgica, 2009.Disponível em: <http://europa.eu/lisbon_treaty/index_pt.htm>.
Acesso em: 01 maio 2012.
______. Processo de Bolonha: estabelecimento do Espaço Europeu do Ensino Superior. Bruxelas, Bélgica, 2010.
Disponível em: <http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/lifelong_learning/c11088_pt.htm>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Europa 2020. Bruxelas, Bélgica, 2012a. Disponível em: <http://ec.europa.eu/europe2020/index_pt.htm>.
Acesso em: 01 maio 2012.
______. Informações de base sobre a União Europeia. Bruxelas, Bélgica, 2012b. Disponível em:
eu/about-eu/basic-information/index_pt.htm>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Eurydice European Unit. Níveis de autonomia e de responsabilidades dos professores na Europa. Bruxelas, Bélgica, 2008b. Disponível em: <http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/documents/thematic_reports/094PT.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Tuning Educational Structures in Europe. Final report. Pilot Project – Phase 1. Bilbao, Espanha: University of Deusto/University of Groningen, 2003b. Disponível em: <http://www.relint.deusto.es/TUNINGProject/documentos/Tuning_phase1/Tuning_phase1_full_document.pdf >. Acesso em: 01 maio 2012.
______. Tuning Educational Structures in Europa. Volume de trabalho do estudante, métodos de ensino e resultados de aprendizagem: a abordagem tuning. Portugal, 2003c. Disponível em: <http://www.universidade-autonoma.
pt/upload/galleries/Traducao_TUNING_volume_de_trabalho_dos_estudantes.pdf>. Acesso em: 01 maio 2012.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017