ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Ivan Luiz Novaes Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Breno Pádua Brandão Carneiro Universidade doEstado da Bahia -UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Apresentamos, neste artigo, elementos que representam referências epistemológicas a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da subje-tividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Na exploração desses conceitos, partimos do pressuposto de que há, no processo de gestão, um enlace entre aspectos objetivos e subjetivos. O primeiro refere-se àquilo que é concebido e produzido como política educacional, enquanto o segundo diz respeito à percepção e à produção de sentido de gestores de escola quando instados a implementar polí-ticas.

Com essa perspectiva, discorremos sobre a interface entre políticas, gestão escolar e subjetividade, com base em alguns estudos e pesquisas já desenvolvidos. Por fim,ex-ploramos os conceitos de percepção e produção de sentido como categorias de análise complementares ao conceito de subjetividade.

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Biografia do Autor

Ivan Luiz Novaes, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutor em Educação pela Université de Sherbrooke, Usherb, Canadá. Coordenador do Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DEDC I/GESTEC) e do Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/NUGEF).

Breno Pádua Brandão Carneiro, Universidade doEstado da Bahia -UNEB

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/PPGEduC). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/NUGEF).

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Como Citar

NOVAES, I. L.; CARNEIRO, B. P. B. ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/508. Acesso em: 6 out. 2024.