PARTICIPAÇÃO POPULAR, PODER E FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UM ESTUDO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Autores

  • Danilo Romeu Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGE/Unisinos).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p251-263

Palavras-chave:

Orçamento participativo, Poder, Participação, Pedagogia do poder

Resumo

O artigo analisa a relação entre participação popular, poder e cidadania a partir de estudo sobre o orçamento participativo no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O argumento central é que a participação na definição de projetos e prioridades é uma prática social privilegiada de formação da cidadania. O estudo está baseado numa metodologia participativa, tendo como princípio o diálogo com os diversos setores envolvidos. Como conclusão, aponta-se o potencial político-pedagógico do orçamento participativo através da leitura coletiva da realidade, e a importância de espaços públicos de discussão para a reconstrução de relações de poder.

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Biografia do Autor

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGE/Unisinos).

Doutor em Educação pela Rutgers University (EUA). Professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGE/Unisinos). Membro do grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania, vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

STRECK, D. R. PARTICIPAÇÃO POPULAR, PODER E FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UM ESTUDO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 251–263, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p251-263. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4978. Acesso em: 22 dez. 2024.