MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895)

Autores

  • António Henriques Universidade de Lisboa (ULisboa).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p233-249

Palavras-chave:

Jaime Moniz, Instrução secundária, Herança cultural, Monumentos

Resumo

O texto analisa como a mais sistemática e informada reforma do ensino secundário no século XIX em Portugal, datada de 1894-1895, configura os valores preponderantes para reconhecer a herança cultural do país e dessa forma inscrever duradouramente no currículo da educação pública a questão do patrimônio como fator estruturante da consolidação do Estado-nação. A reforma que leva o nome do principal político, pedagogo e investigador que nela participa, Jaime Moniz, atualiza o sistema português de ensino de acordo com as experiências internacionais, marcando um momento fundador da educação comparada e o ponto de adesão a uma pedagogia de âmbito universal. Tal como nas experiências pedagógicas de outros países, o alcance da instrução secundária joga-se, então, na formação de uma classe média com um conhecimento geral que serve de âncora para os estudos superiores e constitui o ponto comum da mentalidade nacional, da formação do espírito público e da união moral da nação.

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Biografia do Autor

António Henriques, Universidade de Lisboa (ULisboa).

Doutorando em História da Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa). Licenciado em História
pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

HENRIQUES, A. MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 233–249, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p233-249. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4977. Acesso em: 28 mar. 2024.