A AUDIODESCRIÇÃO E A MEDIAÇÃO TEATRAL: A PALAVRA E O JOGO DIALOGANDO COM A CENA

Autores

  • Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Anna Karolina Alves do Nascimento Centro Municipal de Educação Professora Maria Cleonice Alves Pontes.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p213-231

Palavras-chave:

Audiodescrição, Deficiência visual, Mediação teatral, Formação do espectador

Resumo

O presente artigo aborda a audiodescrição como tradução intersemiótica, interpretando-a, a partir das proposições bakhtinianas, como um posicionamento responsivo, gerador de uma contrapalavra que ocupa o entrelugar dos enunciados das obras traduzidas, sobretudo o teatro, orientando-se pela perspectiva de que a atividade espectatorial das pessoas com deficiência visual possa provocar contraimagens como (trans)figurações singulares daquilo que foi apreciado. Essa abordagem pelo viés da responsividade nos remete ao caráter mediador da audiodescrição na teia semiótica de atribuição de sentidos que nos permite uma iniciativa teórico-prática de articulação da audiodescrição com a mediação teatral, a partir do jogo improvisacional. Esse enfoque é assumido pela pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN), a qual investigou o processo de acessibilidade do espetáculo “De Janelas e Luas”, tendo como referência o monólogo protagonizado por Mayra Montenegro, cuja apresentação acessível se deu em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, situada na cidade de Natal-RN. Nos limites deste artigo, será ressaltada essa convergência entre a audiodescrição e a mediação teatral, assumindo como perspectiva a consideração do horizonte ético e estético da formação do espectador a partir do encontro, provocado pela cena teatral, entre jovens com e sem deficiência visual.

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Biografia do Autor

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Associado 3 da UFRN. Membro
do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais. 

Anna Karolina Alves do Nascimento, Centro Municipal de Educação Professora Maria Cleonice Alves Pontes.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Educadora Infantil no Centro Municipal
de Educação Professora Maria Cleonice Alves Pontes. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação e Inclusão em Contextos
Educacionais. E

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

ALVES, J. F.; NASCIMENTO, A. K. A. do. A AUDIODESCRIÇÃO E A MEDIAÇÃO TEATRAL: A PALAVRA E O JOGO DIALOGANDO COM A CENA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 213–231, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p213-231. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4976. Acesso em: 22 dez. 2024.