APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO ESTÁGIO EM CRECHE: REPRESENTATIVIDADE E SIGNIFICADO ATRIBUÍDO A DIMENSÕES DA PEDAGOGIA

Autores

  • Sara Barros Araújo InstitutoPolitécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p29-44

Palavras-chave:

Creche, Estágio, Aprendizagem profissional, Dimensões pedagógicas

Resumo

A formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche.

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Biografia do Autor

Sara Barros Araújo, InstitutoPolitécnico do Porto

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UM). Professora da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico do Porto

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

ARAÚJO, S. B. APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO ESTÁGIO EM CRECHE: REPRESENTATIVIDADE E SIGNIFICADO ATRIBUÍDO A DIMENSÕES DA PEDAGOGIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 29–44, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p29-44. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4965. Acesso em: 19 jun. 2024.