ENTRE O SENTIDO DO CUIDADO E O CUIDADO DO SENTIDO: DISPOSITIVOS FORMATIVOS, CONTROLES E SINUOSIDADES DE UM NOVO INDIVIDUALISMO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Leonardo Rangel dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Palavras-chave:

Cultura contemporânea

Resumo

O estudo tem a tradição filosófica como básica na sua configu-ração metodológica e emrge em meio aos objetos que vêm construindo o campo especifico dos processos formativos. Procu-ramos compreender de que modo a subjetividade vem sendo problematizada e quais suas implicações na vida/formação dos seres humanos. Tal investigação surgiu com base nas inquietações e provoca-ções tencionadas pela problematica que pare-ce assumir, nos dias de hoje, quase a força de um princípio ca-tegórico, e que pode ser traduzida nas expressões: "A vida como obra", "A vida como projeto", ou ainda, na expressão mais utilizada no campo da educação:"Ser ou não ser autor de sua própia vida", afirmação que ressalta o caráter de agência dos processos subjetivos e assinala a tendência contemporâ-nea do fenômeno de ampliação dos espaços outrora tidos como da ordem da "interioridade" ou do "privado". Deste modo, os processos formativos emergentes apontam para toda uma reconfiguração dos espaços e dos tempos.Utilizando o cuidado como um dispositivo fundante e um dos modos pri-oritários de se situar no mundo em nossa atualidade, o pre-sente trabalho tem como escopo uma problematização da relação entre o conhecimento e o modo de subjetivação do-minante na cultura ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rangel dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA

Professor Efetivo de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA, Campus Camaçari. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FACED/UFBA. Mestre em Edu- cação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (2009). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi professor substituto do Departamento II de Educação da FACED/UFBA, das disciplinas Metodologia e Prática do Ensino de Metodologia das Ciências Sociais I e II.

Como Citar

REIS, L. R. dos. ENTRE O SENTIDO DO CUIDADO E O CUIDADO DO SENTIDO: DISPOSITIVOS FORMATIVOS, CONTROLES E SINUOSIDADES DE UM NOVO INDIVIDUALISMO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/496. Acesso em: 20 abr. 2024.