ENTRE O SENTIDO DO CUIDADO E O CUIDADO DO SENTIDO: DISPOSITIVOS FORMATIVOS, CONTROLES E SINUOSIDADES DE UM NOVO INDIVIDUALISMO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pPalavras-chave:
Cultura contemporâneaResumo
O estudo tem a tradição filosófica como básica na sua configu-ração metodológica e emrge em meio aos objetos que vêm construindo o campo especifico dos processos formativos. Procu-ramos compreender de que modo a subjetividade vem sendo problematizada e quais suas implicações na vida/formação dos seres humanos. Tal investigação surgiu com base nas inquietações e provoca-ções tencionadas pela problematica que pare-ce assumir, nos dias de hoje, quase a força de um princípio ca-tegórico, e que pode ser traduzida nas expressões: "A vida como obra", "A vida como projeto", ou ainda, na expressão mais utilizada no campo da educação:"Ser ou não ser autor de sua própia vida", afirmação que ressalta o caráter de agência dos processos subjetivos e assinala a tendência contemporâ-nea do fenômeno de ampliação dos espaços outrora tidos como da ordem da "interioridade" ou do "privado". Deste modo, os processos formativos emergentes apontam para toda uma reconfiguração dos espaços e dos tempos.Utilizando o cuidado como um dispositivo fundante e um dos modos pri-oritários de se situar no mundo em nossa atualidade, o pre-sente trabalho tem como escopo uma problematização da relação entre o conhecimento e o modo de subjetivação do-minante na cultura ocidental.
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Atualizado em 15/07/2017