GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DO CAPITAL HUMANO AO CAPITAL INTELECTUAL

Autores

  • Jussara Marques de Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Compreender as mudanças incididas a partir da crise estrutu-ral do sistema capitalista de produção e reprodução social da vida material, voltadas à área de gestão do trabalho e da produção, são fundamentais para a apreensão das reformas nos sistemas de ensino voltadas à formação de Trabalhado-res de novo tipo, mais ajustados à nova configuração das forças produtivas e da gestão da produção. Nesse quadro se insere o trabalhador docente, que precisa também ser Redi-mensionado para dar conta das mudanças necessárias para adaptar o trabalho escolar às novas demandas de produtivi-dade e competitividade. Objetivamos explicitar a relação existente entre a centralidade e atualidade da Teoria do Capital Humano e do Capital Intelectual, como norteadores de políticas públicas e privadas de formação para o trabalho docente e a lógica teórica e mercadológica da “sociedade do conhecimento”. Demonstramos que o conhecimento é apre-sentado como elemento necessário e indispensável para o mais recente modelo de gestão do trabalho pedagógico, embora possa ser visto como elemento de produção da exclusão e da desigualdade. Concluímos que o novo modelo de gestão do trabalho pedagógico relaciona-se diretamente aos novos modelos de formação/qualificação docente para melhor ajuste e conformação às formas precarizadas de trabalho,presentes no século XXI.

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Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluninense (UFF). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX - UFRJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação (GEPTE - Fiocruz).

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Como Citar

MACEDO, J. M. de. GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DO CAPITAL HUMANO AO CAPITAL INTELECTUAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/495. Acesso em: 29 mar. 2024.