Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo

Autores

  • Hildete Pereira Anjos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p209-223

Palavras-chave:

Análise de discurso, Deficiência, Políticas públicas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, no discurso pedagógico acerca da deficiência, as formações discursivas que se produzem a partir do encontro entre formações imaginárias e acontecimento discursivo, conforme formulação de Pêcheux. O corpus foi constituído por materiais produzidos por grupos focais, dos quais participaram docentes de salas de recursos, de salas comuns, técnicos e gestores da educação especial.  Compreende o processo discursivo como composto por jogos de sentido regulados cultural e historicamente. Em tais jogos, analisando-se os lugares de onde falam aqueles que descrevem as salas de recursos e o lugar do outro em tais descrições, assim como as circunstâncias em que tal acontecimento discursivo ocorre, são explicitadas relações que evidenciam a heterogeneidade do discurso pedagógico sobre inclusão, o qual oscila entre o autoritário e o polêmico.

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Biografia do Autor

Hildete Pereira Anjos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora na Universidade Federal do Sul e Sudeste do
Pará (Unifesspa). Membro do Grupo de Estudos Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (GEDPPD/
CNPq)

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

ANJOS, H. P. Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 209–223, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p209-223. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4272. Acesso em: 17 nov. 2024.