Design para experiência multissensorial em museus
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p135-158Palavras-chave:
Design, Fruição, MuseusResumo
Este artigo visa apresentar os resultados obtidos com a pesquisa de doutorado intitulada Design para experiência multissensorial em museus: fruição de objetos culturais por pessoas com deficiência visual, realizada no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PgDesign/UFRGS), de 2012 a 2016. Teve-se como objetivo propor os requisitos para o projeto e o desenvolvimento de recursos multimodais táteis e sonoros para fruição de objetos culturais pelo usuário com deficiência visual em museus, segundo uma abordagem integrada com base no design para a experiência. O embasamento metodológico ampara-se nas abordagens de pesquisa qualitativa e pesquisa aplicada. Assim, são empregadas as técnicas de observação direta, entrevistas e Engenharia Kansei para caracterizar e compreender as experiências dos sujeitos da pesquisa, bem como para compreender os processos de desenvolvimento e os materiais para produção de recursos para consequente avaliação. A verificação do trabalho ocorreu no Museu Joaquim Felizardo, em Porto Alegre. Os requisitos de projeto validaram a hipótese elencada em resposta ao problema de pesquisa. Além dos requisitos de projeto, chegou-se a novos instrumentos para o auxílio no projeto de recursos de acessibilidade, como: metodologia para o desenvolvimento de recursos multimodais táteis e sonoros e instrumento para avaliação da experiência pelo usuário por meio de escalas de diferencial semântico.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. M. Comunicação museológica: desafios e perspectivas. In: SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO MUSEOLÓGICA, 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 2004. p. 304-314.
BALLESTERO-ÁLVAREZ, J. A. Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos. 2003. 121 f. Dissertação (Mestrado em ) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2003.
BINS ELY, V. H. M; OLIVEIRA, A. S. D. A. Acessibilidade em edifício de uso público: contribuição de projeto de extensão na elaboração de dissertação. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO E PESQUISA EM PROJETO DE ARQUITETURA – PROJETAR 2005, 2., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
BRASIL. Ministério da Cultura. As metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/colegiadossetoriais/As-Metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014.
______. Ministério da Cultura. Programa Mais Cultura. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/gestao-cultural/dados-da-cultura/>. Acesso em: 10 mar. 2007.
BRUNO, M. C. O. (Coord.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. A evidência dos contextos museológicos, v. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado/Secretaria de Estado da Cultura/ICOM, 2010.
CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, n. 9, 1996.
CARDOSO, E. Design para experiência multissensorial em museus: fruição de objetos culturais por pessoas com deficiência visual. 2016. 590 f. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design (PgDesign) da Escola de Engenharia e Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2016.
CARFAGNI, M. Et al. Tactile representation of paintings: an early assessment of possible computer based strategies. In: Progress in cultural heritage preservation. Berlin: Springer, 2012. p. 261-270.
CURY, M. X. O sujeito do museu. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro, n. 4, p. 86-97, 2009.
DALLASTA, V. C. A situação das pessoas portadoras de deficiência física. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2005.
DEMO, P. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. Campinas, SP: Papirus, 2001.
DESMET, P. M. A.; HEKKERT, P. P. M. Framework of product experience. International Journal of Design, v. 1, n. 1, p. 57-66, 2007. Disponível em: <http://studiolab.ide.tudelft.nl/diopd/wp-content/uploads/2012/02/frameworkproductex.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014.
FONSECA, A. R. Educação patrimonial: o objeto cultural como fonte primária para o conhecimento crítico. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS (ANPAP), 20., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. p. 230-240.
GABRIELE, M. C. F. L. Sociomuseologia: uma reflexão sobre a relação museus e sociedade. Expressa Extensão, Pelotas, Rio Grande do Sul, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2012. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 15 dez. 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM). Museus em números. Brasília, DF, 2011. Disponível em <http://www.museus.gov.br/IBRAM/doc/museus_numeros.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2011.
KARDOULIAS, T. Guidelines for making tactile diagrams and accompanying narratives. In: AXEL, E. S. Et al. (Ed.). Art beyond sight: a resource on art, creativity and visual impairment. New York: AFB Press, 2013. p. 267-296. Disponível em: <http://www.artbeyondsight.org/handbook/acs-tactileguidelines.shtml>. Acesso em:
MESQUITA, S. M. V. Acessibilidade de museus europeus para deficientes visuais. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Planeamento em Turismo da Universidade de Aveiro, Portugal, Aveiro, 2011.
MINEIRO, C. (Org.). Temas de museologia: museus e acessibilidade. Lisboa: Instituto Português de Museus/Ministério da Cultura, 2004.
NAGAMACHI, M. Kansei affective/engineering. v. 2. Boca Raton, USA: CRC Press, 2010.
NEVES, J. Comunicação multi-sensorial em contexto museológico. SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM MUSEOLOGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA, 1., 2009, Porto. Actas... Porto: Universidade do Porto, 2009. p. 180-192.
MUSEU OMERO. Informações sobre o Museu Omero. Disponível em: <http://www.museoomero.it/main?pp=sezione_itinerante&idLang=3>. Acesso em: 03 abr. 2015.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/corde/ normas_abnt.asp>. Acesso em: 10 mar. 2010.
PASTORE, J. Oportunidades de trabalho para portadores de deficiência. 2. ed. São Paulo: LTR, 2001.
PRIMO, J. Museologia e design na construção de objectos comunicantes. Caleidoscópio, n. 7, p. 109-115, jul. 2011.
SARRAF, V. P. A comunicação dos sentidos nos espaços culturais brasileiros: estratégias de mediações e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças. 2013. 251 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2013.
SANTOS, S. M. A. Acessibilidade em museus. 2009. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2009.
VALENTE, Danyelle. Os diferentes dispositivos de fabricação de imagens e ilustrações táteis e as possibilidades de produção de sentido no contexto perceptivo dos cegos. Revista Educação, Artes & Inclusão, v. 2, n. 1, p. 59-82, 2009.
VARINE-BOHAN, H. Patrimônio e cidadania. In: Museologia Social. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 2000. p. 22-33.
WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017