O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Patricia Silva Dornelles Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Claudia Reinoso Araujo de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
  • Aline R.S. Ferreira de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p105-117

Palavras-chave:

Políticas culturais, Pessoas com deficiência, Acessibilidade Cultural, Formação profissional

Resumo

O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (CEAC), criado em 2013 pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ em parceria com o Ministério da Cultura, é uma iniciativa pioneira de formação lato sensu na temática. O objetivo deste artigo é apresentar o CEAC e suas contribuições para o fortalecimento de uma política que reflita e articule a Acessibilidade Cultural para as pessoas com deficiência. Por meio de um relato de experi-ência, antecedido por uma breve contextualização política sobre o tema, foram discutidos os aspectos inerentes ao curso: indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão; a formação de uma rede de articulação, fomento e formação em acessibilidade cultural e a produção científica decorrente do CEAC. Constatou-se que em suas duas edições ele teve um papel estratégico na visibilidade da questão e na luta das pessoas com deficiência pela garantia de acesso à fruição cultural, tal como preconizado pelas políticas públicas

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Biografia do Autor

Patricia Silva Dornelles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta III do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Claudia Reinoso Araujo de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ. Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ

Aline R.S. Ferreira de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Ciências (Geologia) pela UFRJ. Museóloga da UFRJ. Vice-Diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo/IGEO/
UFRJ).

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

DORNELLES, P. S.; CARVALHO, C. R. A. de; CASTRO, A. R. F. de. O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 105–117, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p105-117. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4266. Acesso em: 20 abr. 2024.