Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25pPalavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias da informação e comunicação, lingua inglesa - aprendizagemResumo
A abordagem construcionista tem fundamentadoa realização de pesquisas acerca das tecnologias dainformação e comunicação (TIC) como ferramentaspedagógicas potencializadoras do processo de construçãode conhecimento. Diante disso, esta pesquisaenfoca a formação continuada de um grupo de professoresde inglês para o uso pedagógico da Internet.Formulou-se a seguinte questão problematizadora: Épossível criar um espaço colaborativo para professoresde Língua Inglesa para o estudo e a pesquisa das potencialidades da Internet no ensino e na aprendizagem desse idioma? Implementou-se um curso deextensão para professores de inglês da rede públicade ensino da cidade de Cascavel, no Paraná. Foram realizadas ações pedagógicas (presencial e a distância)para o estudo, a pesquisa, a análise e a reflexão de 17professores sobre as limitações e as possibilidades de construção de conhecimento por meio da ferramentaInternet. Os dados da pesquisa revelaram que o conhecimento(operacional e pedagógico) dos professores éinsuficiente para promover mudança na prática como uso da Internet como ferramenta de aprendizagem.Revelam ainda dois grupos de professores: o primeiro apresentou maior resistência em refletir sobre a prática e incorporar a Internet como ferramenta pedagógica.
O segundo, no entanto, apresentou maior reflexão e interesse em vislumbrar práticas inovadoras para a aprendizagem de Inglês com a Internet. Por fim, a pesquisa possibilitou a criação de um espaço formativo em que os professores participaram de estudos,práticas e reflexões acerca do uso da Internet como ferramenta de aprendizagem de inglês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017