História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos

Autores

  • Claudemir Quadros Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167

Palavras-chave:

História da educação, Políticas educacionais, Circulação de discursos, Intelectuais

Resumo

Este texto se caracteriza, sobretudo, como um exercício pelo qual se tentou perceber algumas relações entre duas áreas relevantes no âmbito da educação: história da educação e políticas educacionais. Para tanto, foram escolhidos quatro artigos publicados na revista História da Educação entre 2013 e 2015, selecionados a partir do critério de inserção internacional dos seus proponentes e porque potencializam perceber a perspectiva de circulação internacional de discursos no âmbito da formulação de políticas educacionais. Por esses textos procura-se demonstrar como aquilo que estamos acostumados a dizer é resultado de uma ampla rede de relações cuja autoria não é necessariamente nacional ou, em outros termos, que aquilo que conseguimos pensar acerca das políticas educacionais é circunscrito pelos discursos que circulam internacionalmente. Assim, o texto é atravessado por uma ideia geral: a circulação de discursos que, de um modo ou de outro, tem o potencial de estruturar, fixar, delimitar, circunscrever aquilo que pode ser considerado correto e verdadeiro. O esforço foi no sentido de perceber que ideias criadas, pensadas, fundamentadas pela pesquisa, pela ciência, propostas por intelectuais, lograram visibilidade e, além de contribuir para a estruturação de todo um campo de ação denominado políticas educacionais, têm o potencial de demonstrar que a formação dos sistemas escolares nacionais emergiu a partir de um amplo leque de relações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Quadros, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM.

Referências

DITTRICH, Klaus. As exposições universais como mídia para a circulação transnacional de saberes sobre o ensino primário na segunda metade do século. História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 41, p. 213-234, 2013.

FONTAINE, Alexandre. Pedagogia como transferência cultural no espaço franco-suíço: mediadores e reinterpretações de conhecimento (1850-1900). História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 42, p. 187-207, 2014.

MATASCI, Damiano. A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no século 19. História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 50, p. 139-155, 2016.

QUADROS, Claudemir de; BISOGNIN, Vanilde. Ensino de aritmética no Rio Grande do Sul: a contribuição de Luiz Schuler, 1904. Acta Scientiae, Canoas, RS, v. 17, p. 24-40, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1454/1144>. Acesso em: 22 ago. 2016.

SILVA, Circe Mary Silva da. Transferências e apropriações de saberes: Friedrich Bieri e a matemática para o ensino primário. História da Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 45, p. 43-66, 2015.

STEPHANOU, Maria. Apresentação: um espaço para palavras, memórias e saberes: contributos de uma revista ao longe. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 5-10, 2016.

WERNER, Michael. Transferts culturels: le dictionnaire des sciences humaines. Paris: PUF, 2006.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

QUADROS, C. História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 157–167, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027. Acesso em: 26 dez. 2024.