As contribuições do movimento quilombola para a construção de uma proposta de educação específica

Autores

  • Agda Marina Ferreira Moreira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.
  • José Eustáquio de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p119-137

Palavras-chave:

Processos educativos, Movimento quilombola, Formação identitária, Educação quilombola

Resumo

Os processos educativos e de formação político-identitários reproduzidos no interior de cada comunidade remanescente de quilombo, juntamente com as experiências advindas dos movimentos sociais quilombolas, são aspectos indispensáveis na discussão  de implementação de uma modalidade escolar quilombola. Partindo de um estudo de caso, apresentaremos resultados das observações oriundas da comunidade quilombola de Carrapatos da Tabatinga e do movimento quilombola mineiro, bem como da pesquisa de dissertação de mestrado em Educação e da trajetória profissional na ONG Cedefes e na N’Golo. Para tanto, utilizamos por método a observação participantes, além de trechos de entrevistas centradas no problema, realizadas no campo de pesquisa. Dentre os resultados apresentados, buscaremos enfatizar as formas de se educar construídas nas trocas cotidianas e nas interações com as mobilizações políticas, sendo ambas importantes produtoras de pedagogias próprias, que se relacionam diretamente às reinvindicações e aos aspectos tradicionais presentes nas comunidades quilombolas, sendo parte de uma cosmovisão africana. Em constante diálogo, comunidades e movimento nos instigam a reconhecer formas alternativas de formação de sujeitos engajados, que se reconhecem enquanto quilombolas e que são responsáveis diretos pela preservação dos saberes-fazeres construídos nos espaços de suas respectivas comunidades.

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Biografia do Autor

Agda Marina Ferreira Moreira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG). Assessora executiva da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais

José Eustáquio de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UEMG). Vice-reitor e docente da UEMG

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

MOREIRA, A. M. F.; BRITO, J. E. de. As contribuições do movimento quilombola para a construção de uma proposta de educação específica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 119–137, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p119-137. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4025. Acesso em: 29 mar. 2024.