Educação escolar quilombola: reflexões sobre os avanços das políticas educacionais e os desafios para a prática pedagógica no Vale do Ribeira-SP

Autores

  • Lisângela Kati do Nascimento Universidade de São Paulo -USP

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p69-86

Palavras-chave:

Políticas educacionais, População quilombola, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, Vale do Ribeira

Resumo

Esse texto tem por objetivo tematizar os avanços nas políticas educacionais para a população quilombola, focando mais especificamente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, e problematizar alguns dos principais desafios e obstáculos a serem enfrentados no processo de efetivação da modalidade de educação escolar quilombola na educação básica. A análise aqui empreendida será feita levando em conta o contexto histórico, geográfico e cultural da região do Vale do Ribeira-SP, a partir dos resultados das pesquisas de mestrado (2003-2006) e doutorado (2009-2012), ambas desenvolvidas no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, e dos dados coletados durante o “Ciclo de Audiências Públicas sobre Educação Diferenciada no Vale do Ribeira”, promovido pela Defensoria Pública Estadual e pela Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras (EEACONE), em 2015.

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Biografia do Autor

Lisângela Kati do Nascimento, Universidade de São Paulo -USP

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Populações
Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras (NUPAUB/USP). Professora no curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz e no
Ensino Médio da rede particular de São Paulo. Trabalha com assessoria pedagógica na rede pública e privada de ensino.

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

NASCIMENTO, L. K. do. Educação escolar quilombola: reflexões sobre os avanços das políticas educacionais e os desafios para a prática pedagógica no Vale do Ribeira-SP. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 69–86, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p69-86. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4023. Acesso em: 20 jun. 2024.