A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pResumo
Este artigo objetiva trazer contribuições aos educadores quanto aos processos de ensinoe de aprendizagem na escola, com base no pensamento complexo de Edgar Morin econsiderando as discussões da Conferência Internacional Os Sete Saberes Necessáriospara a Educação do Presente, realizada em setembro de 2010, em Fortaleza (CE). Édesenvolvida uma análise compreensiva e dialógica sobre os princípios necessáriospara se efetivar uma educação que possibilite aos educandos refletir e intervir nomundo presente e futuro, sob um outro olhar epistêmico para enfrentar os desafios dopensar e do conhecer hoje necessários, na busca de um novo modo de ser.Downloads
Referências
ANTÔNIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: UNESCO/UECE/UCB, 2010. Disponível em:
uece. br/setesaberes/ anais/pdfs/ site/projeto_ conferencia.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LIRA, A. et al. Ensinar a compreensão: um dos saberes indispensáveis à educação do presente face às violências.
In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO
PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010. p. 1-7. Disponível em: <http://www.uece.br/
setesaberes/anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.
MARTINAZZO, C. J. A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar. In: CONFERÊNCIA
INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010,
Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010a. p. 1-6. Disponível em: <http://www.uece.br/setesaberes/ anais/
trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.
______. Identidade humana: unidade e diversidade enquanto desafios para uma educação planetária. In: CONFERÊNCIA
INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010b. p. 1-7. Disponível em: <http://www.uece.br/ sete saberes/
anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
______. Meus filósofos. Tradução de Edgard Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2013.
PETRAGLIA, Izabel. Complexidade e auto-ética. Eccos Revista Científica, UNINOVE, São Paulo, v. 2, n. 1, p.9-17, 2000.
SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido.
Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71-83, jan./abr. 2008.
VIEIRA, A. et al. Apurando as lentes e evitando miopias no contexto escolar. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010a, p. 1-8. Disponível em: <http://www.uece.br/setesaberes/anais/trabalhos_autor.
html>. Acesso em: 01 mar. 2012.
______. Os sete saberes e o espaço escolar: contribuições para a aprendizagem e a formação do sujeito. . In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE,2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010b, p. 1-7. Disponível em: <http://www.uece.br/setesaberes/anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017