A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo

Autores

  • Ricardo antunes Sá Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Sonia Marchioratto Carneiro Universidade Federal do Parana- UFPR
  • Araci Asinelli Luz Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumo

Este artigo objetiva trazer contribuições aos educadores quanto aos processos de ensinoe de aprendizagem na escola, com base no pensamento complexo de Edgar Morin econsiderando as discussões da Conferência Internacional Os Sete Saberes Necessáriospara a Educação do Presente, realizada em setembro de 2010, em Fortaleza (CE). Édesenvolvida uma análise compreensiva e dialógica sobre os princípios necessáriospara se efetivar uma educação que possibilite aos educandos refletir e intervir nomundo presente e futuro, sob um outro olhar epistêmico para enfrentar os desafios dopensar e do conhecer hoje necessários, na busca de um novo modo de ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo antunes Sá, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pedagogo. Doutor em Educação. Professor Adjunto III. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação,do Setor de Educação na Linha Cultura, Escola e Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade, doSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Sonia Marchioratto Carneiro, Universidade Federal do Parana- UFPR

Geógrafa. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professora Adjunta IV. Professora do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação na Linha de Cultura, Escola e Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade, do Setorde Educação da Universidade Federal do Paraná

Araci Asinelli Luz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação. Professora Associada. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, doSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha dePesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade,do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Membro do Conselho e do GT-Educação da SBPC.

Referências

ANTÔNIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: UNESCO/UECE/UCB, 2010. Disponível em:

uece. br/setesaberes/ anais/pdfs/ site/projeto_ conferencia.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LIRA, A. et al. Ensinar a compreensão: um dos saberes indispensáveis à educação do presente face às violências.

In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO

PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010. p. 1-7. Disponível em: <http://www.uece.br/

setesaberes/anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

MARTINAZZO, C. J. A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar. In: CONFERÊNCIA

INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010,

Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010a. p. 1-6. Disponível em: <http://www.uece.br/setesaberes/ anais/

trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

______. Identidade humana: unidade e diversidade enquanto desafios para uma educação planetária. In: CONFERÊNCIA

INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010b. p. 1-7. Disponível em: <http://www.uece.br/ sete saberes/

anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2003.

______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

______. Meus filósofos. Tradução de Edgard Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2013.

PETRAGLIA, Izabel. Complexidade e auto-ética. Eccos Revista Científica, UNINOVE, São Paulo, v. 2, n. 1, p.9-17, 2000.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido.

Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71-83, jan./abr. 2008.

VIEIRA, A. et al. Apurando as lentes e evitando miopias no contexto escolar. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE, 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010a, p. 1-8. Disponível em: <http://www.uece.br/setesaberes/anais/trabalhos_autor.

html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

______. Os sete saberes e o espaço escolar: contribuições para a aprendizagem e a formação do sujeito. . In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE,2010, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2010b, p. 1-7. Disponível em: <http://www.uece.br/setesaberes/anais/trabalhos_autor.html>. Acesso em: 01 mar. 2012.

Publicado

2013-06-24

Como Citar

SÁ, R. antunes; CARNEIRO, S. M.; LUZ, A. A. A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/336. Acesso em: 21 nov. 2024.