Filosofia, filósofo, professor de filosofia

Autores

  • Izilda Johanson Universidade Federal de são Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumo

A designação ensino de filosofia para o que surge com a atividade do professor de filosofia, ou o que resulta dela, compreende a necessidade de respostas a determinadas questões próprias à atividade filosófica. Ao declarar o que quer que seja sobre o ensino de filosofia, mesmo que de modo não consciente, se responde a perguntas pressupostas nessa afirmação, tais como: Por que filosofia? Em que consiste a filosofia?É possível ensiná-la efetivamente? Qual filosofia ensinar? Qual é a especificidade do filósofo? Qual é a especificidade do ensino de filosofia? E justamente porque são pressupostas, tais questões são também aquilo que sela a ligação profunda entre filosofia, filósofo, professor e aluno de filosofia e, por isso também, pode-se dizer,são anteriores, antecedem a própria atividade docente. De modo que a busca pelo lugar que o professor e a professora de filosofia ocupam numa sala de aula, em meio aos alunos e alunas, numa instituição de ensino, é também a busca pelo seu lugar em meio à própria filosofia. É também a busca pela constituição do que poderíamos chamar aqui de problema filosófico da filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izilda Johanson, Universidade Federal de são Paulo

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo- USP. Professora-adjunta do Departamento de Filosofia da UniversidadeFederal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: 34 Letras, 1992.

FOUCAULT, M. O uso dos prazeres. História da sexualidade II. Rio de Janeiro: Graal. 1984.

LEBRUN, G. Por que filósofo? Estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 15, p. 148-153, jan./mar. 1976.

LYOTARD, J-F. Le cours philosophique. In: DERRIDA, J. et al. Ecole et Philosophie – la grève des philosophes.Paris: Osires, 1986. p. 34-40.

Publicado

2013-06-22

Como Citar

JOHANSON, I. Filosofia, filósofo, professor de filosofia. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/325. Acesso em: 21 nov. 2024.