O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações

Autores

  • Vander Jarabiza Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Palavras-chave:

Pratica pedagógica. Educação básica

Resumo

A pesquisa apresentada nesta dissertação deMestrado teve como motor a minha trajetóriacomo aprendiz de professor e a maneira comofui me apropriando dos conhecimentos ao longoda minha caminhada pessoal e profissional. Paratal, fui pesquisar o valor do desenho infantil natrajetória de quatro professoras e um professorda rede pública do município de Sinop (MT). Ametodologia está focada no uso das narrativas comnuances de um trabalho biográfico inspirado emJosso (2004). O intuito principal foi o de tornarvisível o valor que atribuíam ao uso do desenhoinfantil em sala de aula, tendo nas lembranças desuas trajetórias educativas, as matrizes potenciais(PERES, 1999) de reservatórios frente possíveisvalorizações. Também fiz uma tentativa de traçaralgumas nuances sobre a influência das referidaslembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, reveladospelas professoras e pelo professor, sujeitos destapesquisa, que a valorização (ou não) do desenhoestá permeada pelas influências de suas trajetóriasde aprendizagem. Com base nos dados, pode-seinferir que o desenho como um apoio pedagógiconão está suficientemente internalizado e objetivadonas suas práticas. Por outro lado, ele aparece comoum adereço para tornar a sala de aula mais bonita.Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras jádisseram sobre o quanto as lembranças e as imagenssobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais,são importantes para as aprendizagens posteriorese, sobretudo, para as escolhas que fazemos aolongo da nossa jornada pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Jarabiza, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Psicopedagogo Clínico e Institucional, Pedagogo efetivo daUniversidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Publicado

2013-06-22

Como Citar

JARABIZA, V. O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314. Acesso em: 19 abr. 2024.