A modernidade pedagógica no discurso jurídico: a normalização das populações infantis
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25pResumo
Este texto tem por objetivo central a sistematização e a análise das formaçõesdiscursivas sobre a reforma educacional que circularam no Brasil e em Portugal,de uma perspectiva histórica e comparada. Para tanto, examinou-se os significadosatribuídos à modernidade e, por extensão, à modernidade pedagógica, pela via deuma sociologia da modernidade e dos discursos produzidos no campo do Direito emfontes documentais, tais como livros, teses, códigos, compêndios, periódicos etc.No contato com essas fontes do campo jurídico, buscaram-se temas constitutivos da problemática educacional da modernidade, ou seja, aqueles ligados à moralidade, àsubjetividade e ao seu controle, à observação e aos cuidados dispensados ao corpo eà alma infantis. Em suma, aqueles aspectos que se ligam à estruturação de um novomodo de governo da sociedade e das populações infantis.Downloads
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Atualizado em 15/07/2017