A modernidade pedagógica no discurso jurídico: a normalização das populações infantis

Autores

  • Cynthia Pereira Sousa Faculdade de Educação - USP

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Resumo

Este texto tem por objetivo central a sistematização e a análise das formaçõesdiscursivas sobre a reforma educacional que circularam no Brasil e em Portugal,de uma perspectiva histórica e comparada. Para tanto, examinou-se os significadosatribuídos à modernidade e, por extensão, à modernidade pedagógica, pela via deuma sociologia da modernidade e dos discursos produzidos no campo do Direito emfontes documentais, tais como livros, teses, códigos, compêndios, periódicos etc.No contato com essas fontes do campo jurídico, buscaram-se temas constitutivos da problemática educacional da modernidade, ou seja, aqueles ligados à moralidade, àsubjetividade e ao seu controle, à observação e aos cuidados dispensados ao corpo eà alma infantis. Em suma, aqueles aspectos que se ligam à estruturação de um novomodo de governo da sociedade e das populações infantis.

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Biografia do Autor

Cynthia Pereira Sousa, Faculdade de Educação - USP

Professora Livre-Docente aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programade Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (USP).

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

SOUSA, C. P. A modernidade pedagógica no discurso jurídico: a normalização das populações infantis. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/312. Acesso em: 22 dez. 2024.