Educação do campo, escolas, ruralidades e o projeto do PNE

Autores

  • Maria Antonia Souza Universidade Tuiuti do Paraná
  • Patrícia Correia de Paula Marcoccia Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Resumo

Este artigo problematiza educação do campo, os aspectos da realidade das escolaspúblicas e as metas previstas no projeto do Plano Nacional de Educação (2011-2020).O trabalho, fruto de análise documental e bibliográfica, toma por referência a educaçãodo campo como derivada da experiência coletiva dos movimentos sociais detrabalhadores. Em meio ao debate da educação nacional é necessário reconhecer queo Brasil possui identidades e ruralidades que são determinadas por projetos políticosdiferenciados. A tensão entre latifúndio e terra como meio de vida e de trabalho épermanente na história brasileira. A partir do final da década de 1990, simpósios,seminários e conferências demonstraram o caráter público e coletivo da educaçãodo campo, em oposição ao caráter tecnicista e urbano que historicamente marcou aeducação rural no Brasil. Constata-se que a conjuntura política nacional foi favorávelà efetivação das demandas feitas pelos trabalhadores do campo, embora com muitoslimites e controles fiscais e jurídicos. O Projeto do Plano Nacional de Educação inserea educação do campo como uma ampla frente de necessidades a serem enfrentadas e realidades a serem reconhecidas.

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Biografia do Autor

Maria Antonia Souza, Universidade Tuiuti do Paraná

Geógrafa (UNESP/Presidente Prudente). Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação– Mestrado e Doutorado em Educação – da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Bolsista Produtividade em Pesquisa doCNPq – 1D.

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná(UFPR). Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação doCampo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP).

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

SOUZA, M. A.; MARCOCCIA, P. C. de P. Educação do campo, escolas, ruralidades e o projeto do PNE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/310. Acesso em: 19 nov. 2024.