Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)

Autores

  • Luciane Sgarbi Grazziotin Centro de Ciências Humanas da UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Resumo

Por meio das memórias de doze sujeitos, analisam-se, nesta investigação, algumaspráticas de escolarização que determinaram pistas sobre a sistematização daeducação na região rural do município de Bom Jesus, localizado no Rio Grandedo Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra. A pesquisa teve o objetivo deinventariar e analisar determinadas maneiras de contornar a carência de escolas, naregião referida, entre os anos de 1910 e 1940. A metodologia utilizada foi a HistóriaOral, as memórias escutadas pertencem ao Acervo Municipal de Memória Oral daCidade. No contexto pesquisado, vários elementos compõem o processo de entenderas práticas que institucionalizaram, em certa medida, o que foi denominado de “aulascom professores em casa”, prática adotada no meio rural em razão da ausência deescolas. Os elementos discutidos na pesquisa dizem respeito às relações de gênero,questões econômicas, culturais, políticas e religiosas. A relação entre eles vai, aolongo da investigação, tecendo um cenário de educação, com suas especificidadesculturais interligadas às políticas públicas da educação em âmbitos estaduais enacionais.

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Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Grazziotin, Centro de Ciências Humanas da UNISINOS

Por meio das memórias de doze sujeitos, analisam-se, nesta investigação, algumaspráticas de escolarização que determinaram pistas sobre a sistematização daeducação na região rural do município de Bom Jesus, localizado no Rio Grandedo Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra. A pesquisa teve o objetivo deinventariar e analisar determinadas maneiras de contornar a carência de escolas, naregião referida, entre os anos de 1910 e 1940. A metodologia utilizada foi a HistóriaOral, as memórias escutadas pertencem ao Acervo Municipal de Memória Oral daCidade. No contexto pesquisado, vários elementos compõem o processo de entenderas práticas que institucionalizaram, em certa medida, o que foi denominado de “aulascom professores em casa”, prática adotada no meio rural em razão da ausência deescolas. Os elementos discutidos na pesquisa dizem respeito às relações de gênero,questões econômicas, culturais, políticas e religiosas. A relação entre eles vai, aolongo da investigação, tecendo um cenário de educação, com suas especificidadesculturais interligadas às políticas públicas da educação em âmbitos estaduais enacionais.

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DOCUMENTOS

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______. Livros de registros dos quadros de alterações das escolas públicas do estado.

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

GRAZZIOTIN, L. S. Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/304. Acesso em: 22 dez. 2024.