EDUCAÇÃO DO CAMPO

CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2007-2015)

Autores

  • Taisa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p207-225

Palavras-chave:

Educação do Campo, Estado da arte, Produção científica, Bibliometria

Resumo

Orientada pela tríade “campo, educação e políticas públicas”, a Educação do Campo é um fenômeno concreto recente da realidade brasileira. Este artigo analisa a produção científica sobre o tema da Educação do Campo presente na agenda de pesquisas acadêmicas consolidada em artigos científicos disponíveis nas bibliotecas eletrônicas SciELO e Educ@. Do ponto de vista metodológico, o estudo está ancorado na abordagem bibliométrica e na análise de conteúdo dos artigos. Os resultados obtidos mostraram que a literatura científica publicada abrange o período entre 2007 e 2015, e que os principais temas tratados nos artigos são: políticas públicas, formação de educadores de campo, multisseriação, história da educação do campo, currículo, desenvolvimento, ensino de ciências, movimentos sociais e juventude, e trabalho e educação.

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Biografia do Autor

Taisa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-doutora (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular em Ciência da Informação
e docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Educação Especial (PPGEEs) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

GONÇALVES, T. G. G. L.; HAYASHI, M. C. P. I. EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2007-2015). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 207–225, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p207-225. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2710. Acesso em: 29 mar. 2024.