HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE COMO OBJETIVO DA INTERVENÇÃO E PESQUISA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Aline Fernanda Fischborn Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
  • Moacir Fernando Viegas Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
  • Jean de Fraga Savegnago Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p105-120

Palavras-chave:

Educação e saúde, Trabalho e educação, Humanização, Ergologia, Práticas educativas em saúde

Resumo

O artigo parte de nossa preocupação, como pesquisadores das práticas educativas em educação e saúde, em construir práticas de pesquisa e intervenção no trabalho que resultem na produção de conhecimentos sobre as relações entre os saberes formalizados e a experiência dos trabalhadores, assim como em melhorias na realização de sua atividade. Nosso objetivo principal é apresentar uma reflexão abordando três questões a nosso ver essenciais à compreensão desse tema, quais sejam, o significado da intervenção nas relações de trabalho, as condições em que ocorrem e o que pensamos ser seus principais objetivos. Apoiamo-nos especialmente nos conceitos elaborados pela ergologia, tais como atividade, normalizações, renormalizações e écart, além do materialismo histórico e dialético e a teoria crítica, teorias que pensamos ser essenciais para a compreensão das práticas educativas em saúde realizadas nas relações de produção. Embora se trate de um artigo de caráter mais teórico, tem como pano de fundo pesquisas que temos desenvolvido em serviços de saúde. Assim, em alguns momentos traremos informações levantadas nesses estudos. Concluímos a exposição destacando algumas das contribuições metodológicas da ergologia para a compreensão e a intervenção nas práticas educativas nas relações de produção.

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Biografia do Autor

Aline Fernanda Fischborn, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Professor Assistente do curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Integrante do Grupo de Pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação (Unisc). E-mail: fischborn@unisc.br

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Professor Adjunto do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Integrante do Grupo de Pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação (Unisc).

Jean de Fraga Savegnago, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192)

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Enfermeiro Assistencial do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). Integrante do Grupo de Pesquisa: Educação, Trabalho e Emancipação (Unisc)

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

FISCHBORN, A. F.; VIEGAS, M. F.; SAVEGNAGO, J. de F. HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE COMO OBJETIVO DA INTERVENÇÃO E PESQUISA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 105–120, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p105-120. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2705. Acesso em: 13 dez. 2024.