ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO NA REDE DE PROTEÇÃO

  • Maria Nilvane Zanella Secretaria de Estado da Educação, Núcleo Regional de Educação.
  • Angela Mara de Barros Lara Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Crianças e adolescentes, Violência, Abuso sexual, Exploração sexual, Rede de proteção

Resumo

O artigo possui como objetivo elaborar uma discussão teórico-metodológica sobre o tema abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para articular o objeto optou-se por elencar uma série de informações que contribuem para diferenciar o abuso e a exploração sexual, o comportamento dos abusadores e das vítimas, os mitos e a realidade em torno do tema, os sinais e sintomas e, finalmente, os traumas daqueles que sofrem abuso. A pesquisa de cunho bibliográfico aborda as informações divulgadas pelo Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (OBS) com vistas a melhor compreender o perfil das crianças e adolescentes abusados em relação ao critério idade e sexo. Para finalizar, apresentamos informações práticas sobre como a escola pode operacionalizar a rede de proteção e a formação de profissionais que
atuam na rede de atendimento básico da criança e do adolescente em municípios de médio e pequeno porte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nilvane Zanella, Secretaria de Estado da Educação, Núcleo Regional de Educação.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Políticas e Práticas em Adolescente em Conflito com a Lei pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN/SP). Especialista em Gestão em Centros de Socioeducação. Pedagoga.

Angela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós--Graduação em Educação: mestrado e doutorado.

Referências

ABUSO sexual de menores: “Pensava que não era crime”. Correio da Manhã, Lisboa, 16 jan. 2013. Disponível em: <http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/abuso-sexual-de-menores-pensava-que-nao-era-crime>. Acesso em: 28 abr. 2013.

ANJOS do sol. Direção: Rudi Lagemann. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2006. 1 DVD (90 min).

BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória nº 726, de 12 de maio de 2016. Altera e revoga dispositivos da Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv726.htm>. Acesso em: 25 jul. 2016.

CONFIAR. Direção: David Schwimmer. Rio de Janeiro: Imagem Filmes, 2010. 1 DVD (104 min).

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Trad. Leandro Konder. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

EQUADOR. Código Civil Equatoriano. Quito, 1861. Disponível em: <http://www.ecuamundo1.com/lex-dura-lex/c%C3%B3digo-civil-ecuatoriano/>. Acesso em: 28 abr. 2013.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Lançado o Portal do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/media_15670.htm>. Acesso em: 25 jul. 2016.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro primeiro: o processo de produção do capital, Tomo 1. Prefácios e Cap. I a XII. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Economistas).

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório mundial sobre violência e saúde. Genebra, 2002.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

______. Rousseau. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores).

SANDERSON, Christiane. Abuso sexual em crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças de abusos sexuais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

Métricas
  • Visualizações do Artigo 1348
  • PDF downloads: 3269
Como Citar
ZANELLA, M. N.; LARA, A. M. DE B. ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO NA REDE DE PROTEÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 25, n. 46, 11.