(CON)VIVER COM O ADOECIMENTO

NARRATIVAS DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS

Autores

  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Simone Maria da Rocha Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Luciane De Conti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p45-57

Palavras-chave:

Crianças hospitalizadas, Narrativas, Pesquisa (auto)biográfica com crianças

Resumo

O que dizem as crianças com doenças crônicas sobre suas formas de (con)viver com tratamentos prolongados e dolorosos? O que revelam, narrativamente, sobre sua capacidade de reflexão, aprendizagens e superação diante do adoecimento? Este artigo discute resultados de pesquisas desenvolvidas na perspectiva da pesquisa (auto) biográfica com crianças em duas situações: no hospital e em clínicas onde fazem  tratamento quimioterápico. Descrevemos os procedimentos de interlocução com as crianças como parte importante da ética em pesquisa, ressaltando que uma abordagem lúdica lhes propicia uma situação de maior espontaneidade e de construção narrativa de si. As análises revelam, por um lado, o aporte do método de pesquisa utilizado para compreender os modos como as crianças convivem com uma doença crônica desde a tenra idade, e, por outro, que contrariamente à figura de “paciente”, elas descortinam suas aprendizagens experienciais no convívio com os tratamentos, o que permite concluir sobre sua capacidade de reflexão, entendimento, e potencialidades de ação em que se ressaltam formas de cooperação e de resistência.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutora em Linguística pela Université Paul Valéry (França). Professora Titular, permanente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS/UFRN/CNPq). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Pesquisadora de produtividade do CNPq-Pq2.

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN).
Professora da Licenciatura em Letras Inglês na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos com Narrativas (Auto)Biográficas em Educação (GEPENAE)/UFERSA/CNPq). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação,
Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq).

Luciane De Conti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Psicóloga. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura da UFRGS. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq).

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

PASSEGGI, M. da C.; ROCHA, S. M. da; DE CONTI, L. (CON)VIVER COM O ADOECIMENTO: NARRATIVAS DE CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 45–57, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p45-57. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2700. Acesso em: 28 mar. 2024.