POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bianca Salazar Guizzo Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p191-201

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Currículo, Educação Infantil

Resumo

Experiências que se vinculam a gênero e sexualidade são vivenciadas por crianças pequenas quando sobre elas já são constituídas expectativas com relação às suas identidades sexuais e de gênero. A partir das contribuições dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, de viés pós-estruturalista, o presente artigo tem como principais objetivos: 1) problematizar a forma como as questões de gênero e sexualidade são
colocadas em políticas curriculares propostas para a Educação Infantil; 2) discutir o modo como professoras percebem o trabalho com essas questões na escola. Os resultados mostraram que, de algumas décadas para cá, tem havido a inserção das temáticas de gênero e sexualidade em políticas públicas e curriculares, mas ainda de modo incipiente. Além disso, apontaram para a necessidade de haver um maior investimento na formação de quem atua na Educação Infantil para que efetivamente
haja a promoção de práticas educativas não discriminatórias.

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Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutor em Educação pela Universidade
Federal de Pelotas (UFPEL). Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS)

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora nos cursos de licenciatura e no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Integrante do Grupo de Estudos
de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/ULBRA

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Como Citar

CARVALHO, R. S. de; GUIZZO, B. S. POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 191–201, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p191-201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2294. Acesso em: 29 mar. 2024.